1. Explique sucintamente por que a porosidade diminui a condutividade térmica dos materiais cerâmicos e poliméricos, tornando-os mais isolantes termicamente.
  2. Explique sucintamente como o grau de cristalinidade afeta a condutividade térmica dos materiais poliméricos e por quê.

Passo 1

Nos materiais cerâmicos, o calor é transportado por meio das ondas geradas pela vibração da rede cristalina (que também são chamadas de fônons).

Quando mais poroso o material, mais falhas ao longo do caminho e mais difícil fica a propagação dessas ondas de calor.

Passo 2

A condutividade térmica é mais alta para cerâmicas cristalinas porque, em uma rede não-cristalina, o espalhamento de fônons é muito mais eficaz devido à estrutura atômica altamente desordenada e irregular, fazendo com que o transporte de calor seja mais disperso e então menos intenso.

Por isso, quanto maior o grau de cristalinidade, maior a condutividade térmica do material.

Resposta

  1. Quando mais poroso o material, mais falhas ao longo do caminho e mais difícil fica a propagação dessas ondas de calor.
  2. Por isso, quanto maior o grau de cristalinidade, maior a condutividade térmica do material.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Explique sucintamente por que as condutividades térmicas são maiores para as cerâmicas cristalinas em relação às cerâmicas não cristalinas.
Porque a condutividade térmica primeiro diminui e então aumenta com a elevação da temperatura para alguns materiais cerâmicos?
Quando um metal é aquecido, sua massa específica diminui. Existem duas fontes que dão origem a essa diminuição no valor de ρ : (1) a expansão térmica do sólido e (2) a formação de lacunas (Seção 4.2).
A diferença entre os calores específicos a pressão e a volume constantes é descrita pela expressão: c p - c v = ∝ v 2 v 0 T β Em que ∝ v é o coeficiente volumétrico de expansão térmica, v 0 é o volume
Explique porque os metais são tipicamente melhores condutores térmicos que os materiais cerâmicos.