Recozimento
Produzido por Erick PinhoTeoria
E aí, tudo bem?
Todo processo representado pelo aquecimento e manutenção da peça metálica a uma dada temperatura por um determinado tempo é determinado de recozimento.
Vamos entender melhor como funciona o recozimento nos materiais metálicos?
Recozimento
Este processo de recozimento é aplicável a aços que possuem baixo ou médio teor de carbono, isto é, para aços que tenham até 0,5% de carbono ou para teores mais elevados desde que não possuam elementos de liga.
Mas o que esse tratamento influencia???
Deixa o material menos duro, com uma menor resistência mecânica e maior ductilidade. Utilizado em peças que devem passar pelo processo de usinagem ou conformação mecânica.
E como rola este processo? O material é aquecido até a temperatura de austenitização seguindo-se um resfriamento bemmm lento até a temperatura ambiente. Para os aços que possuem temperabilidade mais elevada muitas vezes pode ser necessário diminuir muito a velocidade de resfriamento para que a dureza seja suficiente baixa.
Tipos de recozimento:
Recozimento ferrítico
Recozimento aplicado ao ferro fundido, esperado à obtenção de matriz ferrítica. Também chamado de ferritização. Utiliza-se para peças de ferro fundido que necessitem de dureza abaixo da obtida após a fundição.
Recozimento intermediário
Recozimento realizado pela permanência em temperatura dentro da zona crítica. Usado para peças que necessitam ser usinadas, com remoção de cavacos, sob condições particulares.
Recozimento isotérmico
Recozimento caracterizado por uma austenitização seguida de transformação isotérmica da austenita na região formação da perlita. Muuuito usada em peças que precisam ser usinadas, com remoção de cavacos e que após a usinagem, passam por tratamentos térmicos (TT) com distorções dimensionais mínimas.
Recozimento para crescimento de grão
Este tipo de recozimento é caracterizado por conservação em temperatura acima de zona crítica, resfriamento lento até a temperatura ambiente, proposto para produzir crescimento de grão. Utiliza-se para peças que necessitam ser usinadas, com remoção de cavacos e que, após a usinagem passam por tratamentos térmicos.
Recozimento para homogeneização
O objetivo do recozimento para homogeneização é o de melhorar a homogeneidade da microestrutura de peças fundidas, na temperatura de homogeneização não devem ocorrer transformações de fase e o resfriamento deve ser lento ao ar ou ao forno , desligado!
Recozimento para recristalização
O objetivo do recozimento para recristalização e o de eliminar o encruamento gerado pela deformação à frio, na temperatura de recozimento não podem occorrer transformações de fase, o resfriamento deve ser lento ao ar ou ao forno. É usado para peças deformadas plasticamente a frio, com a finalidade de reduzirem aos seus limites de escoamento e de resistência.
Recozimento para solubilização
Um ou mais constituintes entram em solução. Ocorre resfriamento rápido destinado à retenção daqueles constituintes em solução na temperatura ambiente. Também denominado solubilização. Muuuito usual em peças que, durante as etapas de produção, apresentam segregações dos elementos de liga da matriz básica.