Cite três constatações que podemos tirar em relação a teoria de “Componente Chave Leve e Chave Pesada”.
Passo 1
Antes de começar você precisa saber que essa questão não tem bem uma resposta certa. Você pode escolher três constatações diferentes da minha e ainda estar certa, beleza?
Mas deixa eu te mostrar aqui quais que eu pensei...
Passo 2
Primeira constatação:
O componente chave leve (LK) e chave pesada (HK) devem, necessariamente, estar presentes nas correntes de topo (destilado) e de fundo (resíduo) da coluna.
Lembrando que a coluna vai ter mais ou menos essa cara:
Passo 3
Segunda constatação:
As espécies chave leve e chave pesada devem apresentar volatilidade tais que nenhuma outra espécie possua volatilidade intermediária, ou seja, volatilidade entre as duas.
Então por exemplo, digamos que temos as volatilidades com a seguinte ordem:
Aqui eu posso ter o componente B como espécie leve e o C como espécie pesada. Mas não poderia ter o A como leve e o C ou D como pesada, pois teriam outras volatilidades no meio, sacou?
Passo 4
Terceira (e última constatação):
Espécies mais leves que o componente chave leve estarão presentes apenas no destilado e as espécies mais pesadas que o chave pesada estarão presentes apenas no resíduo.
Pois novamente, não podemos ter nada no meio das espécies foco, então tudo que é mais leve/ volátil sobe e o mais pesado/menos volátil desce.
Fim!! \o/
Resposta
- O componente chave leve (LK) e chave pesada (HK) devem, necessariamente, estar presentes nas correntes de topo (destilado) e de fundo (resíduo) da coluna.
- As espécies chave leve e chave pesada devem apresentar volatilidade tais que nenhuma outra espécie possua volatilidade intermediária, ou seja, volatilidade entre as duas.
- Espécies mais leves que o componente chave leve estarão presentes apenas no destilado e as espécies mais pesadas que o chave pesada estarão presentes apenas no resíduo.