Sistemas Particulados
Resumo
Fazendo a disciplina Operações Unitárias e precisando entender os Sistemas Particulados? Então vem comigo!
Os sistemas particulados são sistemas formados por partículas sólidas.
A primeira coisa que queremos saber quando estamos diante de um sistema particulado é sobre as partículas: qual o tamanho das partículas? qual a densidade das partículas? qual a morfologia das partículas? são porosas? se sim, qual a porosidade? e assim por diante, ou seja, queremos fazer a caracterização das partículas.
Para caracterizar essas partículas e responder a todas essas perguntas que vimos antes precisamos fazer vários experimentos.
Mas tem um probleminha. Imagina que eu chego para você com uma montanha enorme de areia, um sistema particulado, e quero que você analise.
Você vai passar o resto da vida analisando grão por grão?
Não né? hahaha. O que fazemos é pegar um parte, uma amostragem.
E é aí que surge a pergunta: Qual parte pegar?
Quando vamos pegar uma parte de um todo, precisamos garantir que essa pequena parte represente o melhor possível esse todo. Por exemplo, se você quer pegar parte de uma amostra que tem bolinhas roxos e bolinhas amarelas. Você não pode pegar só bolinhas amarelas e nem só bolinhas roxas, porque elas sozinhas não representam o todo, que tem tanto bolinhas amarelas quanto roxas. Você deve pegar uma parte que tenha bolinhas roxas e amarelas na mesma proporção do todo.
Essa parte de amostragem é a mais importante e fundamental, pois a gente só conseguirá caracterizar bem as partículas se a amostra que a gente pegou representar bem o todo.
E é com essa amostragem que vamos começar a fazer experimentos e caracterizar as partículas de acordo com tamanho, porosidade, massa específica, morfologia, área superficial, etc. E é isso que vamos aparender aqui nesse assunto.
Confere o nosso Raio-X aqui em seguida, onde todo o conteúdo sobre sistemas particulados está organizado e completo em um só lugar para você arrasar na prova! Aproveite! 👇🏽