Fale sobre os diferentes tipos de configurações de topo da coluna e de configuração de fundo.
Passo 1
Faaala, ai!! Nós vimos que para o topo nós podemos ter tanto um condensador total como um condensador parcial. Já no fundo podemos ter um refervedor total ou parcial, beleza? Mas vamos analisar com mais calma cada um desses 😉
Passo 2
Condensador total significa que todo o vapor que entra no condensador vai ser transformado em líquido. Então, a corrente que sai dele precisa ser separada. Portanto, teremos o líquido saturado que volta para a coluna e do outro lado temos o Produto Líquido de topo, que é o nosso Destilado.
Já para o condensador seja parcial apenas parte do vapor que entra vai se transformar em líquido, a outra parte permanecerá como vapor. E, portanto, usualmente após o condensador é representado um tambor para separar as fases.
Como precisamos de líquido para descer na coluna, o líquido saturado volta para a coluna e o produto de topo agora não é mais um líquido e sim o vapor.
Passo 3
O refervedor pode transformar toda a vazão de líquido saturado que tá chegando nela em vapor saturado (refervedor total) ou apenas parte dela (refervedor parcial). E no fundo também temos uma saída de produto (B). Esse produto B precisa ser sempre líquido saturado.
Então nossa configuração de refervedor total será essa:
E de refervedor parcial, teremos:
Resposta
Podemos ter um condensador total:
Ou um condensador parcial:
Assim como podemos ter um refervedor total:
Ou parcial: