Descreva a técnica de metalografia óptica. Quais informações qualitativas e quantitativas podem ser obtidas dessa técnica? Qual o nível de aumento pode ser alcançado por ela?

Passo 1

A técnica de metalografia óptica consiste em corta um pedaço do material que desejamos analisar, em seguinda essa amostra deve ser embutida a fim de facilitar os processos de lixamento e polimento, bem como garantir que a superfie da amostra e sua base de apoio estejam paralelos. Posterior ao embutimento deve-se proceder o lixamento da amostra com lixas cada vez mais finas e garantir que a lixa seguinte retire completamente os riscos da lixa anterior, nessa etapa grandes aranhões da amostra e finas camadas plasticamente deformadas. Após esta etapa, segue-se com o polimento a fim de removermos os riscos finos formados durante o estágio de lixamento. A qualidade da superfície é extermamente importante no resultando fianl, a fim de riscos não atrapalharem a análise. Depois que a superfície da amostra estiver lisa e refletido como um espelho devemos atacar quimicamente a superfície com a finalidade de obtermos contraste de regiões diferentes da microestrutura. Em seguida, levamos a amostra ao microscópio óptico a fim de produzirmos microfotografias.

Passo 2

As informações qualitativas e quantitativas que podem ser obtidas por essa técnica são: tamanho e contorno de grãos, existência de várias fases, danos interno à microestrutura e alguns defeito.

Passo 3

Podemos atingir uma ampliação de até 2000 vezes com essa técnica.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Defeitos interfaciais

Ver Teoria