Crie uma classe para os empregados de uma empresa. Eles devem ter os atributos privados n o m e e s a l a r i o , que devem ser inicializados no momento que o objeto seja instanciado. Em seguida, crie um construtor que imprima: “ N o m e D o F u n c i o n a r i o   e s t a   d e m i t i d o ( a ) ”

Para fins de teste, instancie um funcionário com nome M a r i a e salário de 3500

Passo 1

Vamos lá, galera.

A questão quer que a gente crie uma classe que represente os funcionários e essa classe deve possuir um construtor e um destrutor.

Como iremos ter um atributo n o m e , será útil inserir a classe < s t r i n g > para facilitar nossa vida.

Passo 2

Vamos construir a classe chamada E m p r e g a d o s , criamos os atributos privados n o m e do tipo s t r i n g , e s a l a r i o do tipo f l o a t

Em seguida, vamos pro contexto público da nossa classe e vamos desenvolver o construtor. Criamos uma função sem tipo com o mesmo nome da classe, e esta função receberá os parâmetros N o m e e S a l a r i o .

No corpo do construtor, vamos guardar os parâmetros recebidos nos atributos da classe.

Passo 3

A nossa classe ainda não está concluída. Precisamos desenvolver um destruidor para ela. Tudo que o destruidor fará é exibir a mensagem “ N o m e D o F u n c i o n a r i o   e s t a   d e m i t i d o ( a ) ”

Então vamos usar o ~ e criar uma função sem tipo com o mesmo nome da classe. No corpo do destruidor termos um c o u t que vai imprimir o nome do funcionário e a frase de demissão.

Ok, a classe está pronta.

Passo 4

Tudo que resta fazer agora é testar a classe.

Pra isso, é só a gente instanciar um objeto dentro da m a i n ( ) . No momento da criação o construtor será ativado. E quando o programa acabar todos os objetos serão apagados da memória do computador e o destruidor será ativado!

O resultado é:

E prontinho! Nosso programa está concluído!

Resposta

Exercícios Resolvidos de Destruidores

Ver Teoria