Descreva como pode é a Construção Diagrama TTT.

Passo 1

Aquecer o corpo de provas metalográfico até o campo austenítico por um tempo suficiente para que a mesma se homogeneíze, depois é resfriada rapidamente, normalmente por imersão em banho de sal fundido, até uma dada temperatura de transformação isotérmica.

Passo 2

As amostras mantidas em tempos mais curtos se transformam completamente em martensita durante o resfriamento. A Austenita, nas amostras mantidas por longos períodos de tempo, se transformará em Ferrita, Cementita ou perlita.

Passo 3

Finalmente, após mantidos por um longo período de tempo, numa dada temperatura, e não constatada a presença da Martensita o final da transformação pode ser estabelecido. Quando este procedimento é repetido para uma larga faixa de temperaturas, então o diagrama TTT está completo.

Resposta

Aquecimento dos corpos de prova e depois resfriada em banho de sal fundido, até o desaparecimento da martensita. Repetido em grande escala em diferentes faixas de temperaturas, tem-se o diagrama TTT.

Exercícios Resolvidos de Diagrama TTT (temperatura, tempo e transformação.

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Cite sucintamente as diferenças entre perlita, bainita e cementita globulizada em relação às suas microestruturas e propriedades mecânicas.
Considerando o diagrama de transformação isotérmica para uma liga ferro-carbono com composição eutetoide ( F i g u r a10.22 ), especifique a natureza da microestrutura final (em termos dos microconsti
Para os itens (a), (c), (d), (f) e (h) do P r o b l e m a10.20 , determine as porcentagens aproximadas dos microconstituintes formados.
Faça uma cópia do diagrama de transformação isotérmica para uma liga ferro-carbono com composição eutetoide ( F i g u r a10.22 ) e então esboce e identifique nesse diagrama as trajetórias tempo-temper
Qual é a força motriz para a formação da cementita globulizada?