33- Determine o circuito equivalente de Thévenin, referente ao circuito mostrado na Figura , visto pelo resistor de .
Em seguida, calcule a corrente no resistor de .
Passo 1
Como queremos saber a tensão de Thévenin e a resistência equivalente que é vista pelos terminais de então vamos retirar a carga de e ficar com o seguinte circuito:
O racicínio é como se quiséssemos ver o comportamento desse circuito com duas portas de interface justmamente quando não há nenhuma carga sobre ela.
Para isso precisamos calcular a resistência equivalente do circuito ao simplesmente desaterrar o circuito, isso fará com que desliguemos todas as fontes independentes do circuito ficando somente as dependentes. A fonte de tensão independente passa a ser de formando uma curto-circuito e a fonte de corrente passa a ser de passando a ser um circuito aberto.
Pois bem, desligando as fontes do circuito nós teremos a seguinte malha resistiva:
Isso nos dá uma tensão entre os terminais de:
Passo 2
Agora voltando com a fonte de corrente, nós percebemos que essa fonte de corrente está em paralelo com uma resistência de podendo ser convertida para uma fonte de tensão de da seguinte forma:
E como temos um circuito aberto em então isso quer dizer que nenhuma corrente flui entre os resistores de não tendo nenhuma queda de tensão.
E como aterramos então nos dando então a tensão entre os terminais sendo igual a então . Pois como temos nenhuma tensão nos resistores podemos ignorar-los.
Passo 3
Com os valores de tensão de Thévenin e de resistência de Thévenin podemos ligar a carga de com o seguinte circuito equivalente:
Então a corrente que passará pela carga de será:
Caso fechássemos curto-circuito entre o circuito equivalente e o terra nós teríamos a corrente de Norton que é a corrente máxima que essa circuito antes dos terminais poderia nos fornecer e que é de: