Enunciado
Elétrica - James W. Nilsson, Circuitos Elétricos- Ed: 10º - Capítulo 3.Problemas - Ex. 24
Examine o circuito a Figura P3.3 (d).
a) Use a divisão de corrente para determinar a corrente que percorre o resistor de , da esquerda para a direita.
b) Usando o resultado de (a) e a divisão de corrente, determine a corrente no resistor de , de cima para baixo.
Passo 1
E lá vamos nós novamente para mais uma questão. Como é de praxe, vamos refrescar a memória colocando o circuito o qual será feito a análise
Passo 2
a) Há apenas um resistor de . Então, temos que simplificar tudo o que está à direita desse resistor, visto que a fonte de corrente está no sentido contrário:
Começamos somando os resistores de e . Isso nos dá uma resistência de .
Após isso, vamos pegar essa resistência de e fazê-la em paralelo com o resistor de :
Redesenhando o circuito, ficamos com
Foi dada uma ênfase nestes 3 resistores porque eles estão em série. Assim, sua resistência equivalente será dada pela soma dos 3 e obteremos o seguinte circuito:
Vamos usar o fato de que num circuito série, a corrente que passa em um elemento é a mesma que passa em todos. Logo, a corrente no resistor de será a mesma que passará no resistor desejado, ou seja, :
Passo 3
b)
Para resolvermos facilmente esta letra, vamos precisar redesenhar o circuito para termos mais clareza no que será feito:
Esta corrente de irá se dividir nos 2 ramos. Será a partir daí que faremos a análise de como usar o divisor de correntes. Isso será feito usando a equação que já é conhecida, além do fato de que a corrente que circula no resistor de é a mesma que circula em todo o ramo:
Resposta
a)
b)