Enunciado

As expressões para tensão, potência e energia deduzidas no Exemplo 6.5 envolveram tanto a integração quanto a manipulação de expressões algébricas. Como engenheiro, você não pode aceitar tais resultados somente de boa‑fé. Isto é, você deve desenvolver o hábito de perguntar-se: “Esses resultados fazem sentido em termos do comportamento conhecido do circuito que se propõem a descrever?” Pensando nisso, teste as expressões do Exemplo 6.5, realizando as seguintes verificações:

a) Verifique as expressões para ver se a tensão não varia bruscamente quando passa de um intervalo de tempo para o seguinte.

b) Examine a expressão da potência em cada intervalo, selecione um tempo dentro do intervalo e verifique se a potência calculada tem valor idêntico ao do produto de v por i, nesse mesmo instante. Por exemplo, teste em 10 ms e 30 ms.

c) Examine a expressão da energia dentro de cada intervalo, selecione um instante dentro do intervalo e verifique se a energia calculada tem valor idêntico ao da expressão ½ Cv2. Use 10 ms e 30 ms como instantes de teste.

Passo 1

Falaaa, pessoal! Como vocês estão? Do item a),

Passo 2

Para o item b),

Passo 3

Explicando o item c),

Resposta

Resposta nos passos

Exercícios de Livros Relacionados

Um capacitor de 400p F e outro de 60p F , ambos de cerâmica, são conectados em paralelo. O produto resistência-capacitância para o capacitor de cerâmica é 10 3 Ω ∙ F . Qual é a capacitância equivalent
No circuito da figura 7.17 , se v 1 0 - = 6 Ve4 J de energia são irradiadores pela ação de chaveamento, calcule v 2 0 -
Uma tensão de 8 e - 2 tV é aplicada nos terminais de uma associação paralela de um resistor de 2Ω e um capacitor de 1 8 F . Calcule a potência absorvida pela associação paralela.
Calcule a tensão para t0 sobre um resistor de 2 Ω e um capacitor de 1 4 F em serie se a corrente e 10 cos ⁡ 2 t A e o capacitor está descarregado em t = 0 . Calcule o valor máximo da tensão e o menor