Exercícios Resolvidos de Estruturas de seleção: switch-case

Ver Teoria

Enunciado

O cardápio de uma lancheria é o seguinte:

Implemente um programa que mostre o cardápio pro usuário, em seguida leia o código do item pedido, a quantidade e calcule o valor a ser pago por aquele lanche. Considere que a cada execução somente será calculado um item.

Passo 1

E aí galera. Essa questão é um pouco grande. Mas não se assusta, que é tranquilo.

A questão pede pra gente criar um menu pro usuário escolher itens. Sempre que a gente precisar criar um menu a estrutura s w i t c h é uma boa escolha. Vamos usar o s w i t c h pra permitir que o usuário escolha um item do cardápio. E em cada c a s e vamos calcular o quanto ele gastou.

Mas primeiro de tudo, vamos pensar apenas nas entradas e saídas do programa. Vamos receber dois valores do usuário:

  • A variável inteira c o d i g o , que representa o código de cada produto
  • A quantidade que o cliente comprou q t d , que também é um número inteiro

A saída é o valor a ser pago, então vamos criar a variável v a l o r do tipo f l o a t

Passo 2

Vamos desenhar o cardápio na tela pro usuário poder vê-lo.

Usando a função c o u t diversas vezes seguidas, podemos criar um cardápio visual pro usuário. E usando o caractere especial \ t podemos deixar os dados tabulados. Saca só

O resultado é parecido com isso:

Olha que bonito. Quando a gente usa a tabulação fica igual uma tabelinha mesmo.

Passo 3

Agora que o usuário pode ler o cardápio, vamos pedir pra ele escolher o pedido! Usando o c o u t e o c i n podemos pedir e armazenar as informações do usuário.

Passo 4

Agora vamos nos divertir com o s w i t c h

Primeiramente, vamos usar o comando s w i t c h para avaliar o conteúdo da variável c o d i g o . Dependendo do valor dessa variável, vamos ou não entrar em cada c a s e .

O primeiro c a s e que vamos construir é quando o valor inserido é 100 . Daí só vamos entrar nesse c a s e , se o valor for 100.

Dentro do c a s e , vamos calcular o valor gasto pelo cliente, na linha 32. Na linha 33 vamos imprimir a quantidade e o nome do pedido. Na linha 34 vamos imprimir o valor gasto. E na linha 35 vamos finalizar o c a s e com o comando b r e a k

Passo 5

Agora vamos repetir o processo descrito no passo 4 para todos os outros produtos, tomando o cuidado de calcular o valor usando o preço de cada item.

E pra fechar a questão com chave de ouro, vamos adicionar um d e f a u l t pra caso o cliente insira um valor fora do cardápio. Se não houver nenhuma correspondência com os c a s e s anteriores, o programa entra no d e f a u l t e o usuário vai receber uma mensagem de aviso dizendo que esse item não faz parte do cardápio.

E prontinho!

Resposta