Faça um programa que o dia, o mês e o ano em formato numérico e escreva a data por extenso, conforme exemplo:
O programa deve imprimir uma mensagem se o mês for inválido.
Utilize o comando na implementação.
Passo 1
Vamos lá pessoal. Essa questão vai ser um pouquinho grande, mas relaxa que vai ser fácil.
O que vamos precisar fazer aqui é receber três valores inteiros do usuário, que armazenem o valor do dia, mês e ano. E em seguida vamos utilizar uma estrutura condicional para selecionar o nome do mês. Então, como são 12 meses, vamos precisar de pelo menos 12 (uma pra cada mês) e mais um pro caso de ser inserido um valor que não corresponda a nenhum mês.
Então vamos começar escrevendo o cabeçalho do código:
E em seguida vamos iniciar a e declarar as três variáveis inteiras necessárias:
Passo 2
Em seguida vamos precisar receber os valores do dia, mês e ano.
Pra isso vamos utilizar o para solicitar o valor, e o para armazenar o valor inserido na variável adequada. Vamos fazer isso três vezes, pois precisamos receber três valores.
Passo 3
Belezinha. Agora vamos dar atenção à parte principal da questão, a estrutura
Vamos iniciar o informando que a variável a ser testada é a variável . Ou seja, é o valor contido dentro da variável mês que vai decidir o que deve ser executado.
Ok, vamos agora definir os casos. Quando o valor de for igual a , o mês correspondente será janeiro. Então vamos exibir uma mensagem que imprima a variável , escreva o mês “Janeiro” e imprima o conteúdo da variável :
Mas caso o valor de seja , então este deve ser o mês de fevereiro. Então vamos exibir a mesma mensagem, porém com “fevereiro”:
Já quando o valor de for igual a , então o mês é março. Mais uma vez, vamos exibir uma mensagem que contém o valor da variável , escreva o mês “Marco” e imprima o valor da variável ano:
Sacou? A gente vai repetir a mesma mensagem para todos os 12 casos, mudando apenas o valor do e o nome do mês. Então prepara esse e que vai ser útil agora.
Pronto, criamos um para cada um dos meses do ano. Porém, precisamos nos preparar pro caso de ser inserido um valor incompatível. Então criamos uma
E prontinho! O programa está concluído.