11.7. O beneficiário da modalidade de Iniciação à docência não poderá receber quantidade superior a 60 (sessenta) meses de bolsa no PIBID, mesmo que ingresse em subprojeto diferente.
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado diz que quem está recebendo a bolsa na modalidade de Iniciação à Docência não pode receber essa bolsa por mais de 60 meses no programa PIBID, mesmo que mude de subprojeto. Então, vamos entender o que isso significa, quais são as regras envolvidas e como isso afeta quem está participando do programa.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre o que é a modalidade de Iniciação à Docência. Ela faz parte do PIBID, que é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, voltado para incentivar a formação de professores da educação básica. Nessa modalidade, os estudantes de licenciatura recebem uma bolsa para se envolverem em atividades práticas nas escolas.
Passo 3
Agora, o enunciado estabelece um limite de 60 meses para receber essa bolsa. Isso significa que, no máximo, uma pessoa pode receber a bolsa por 5 anos (já que 60 meses divididos por 12 meses dá 5 anos). Mesmo que a pessoa mude de subprojeto dentro do PIBID, esse limite não pode ser ultrapassado.
Passo 4
Por que esse limite existe? Basicamente, para garantir que a bolsa seja uma iniciação, ou seja, uma ajuda no começo da formação docente, e não se torne uma fonte de renda contínua por um período muito longo. Isso também incentiva os bolsistas a completarem sua formação dentro desse prazo.
Passo 5
Então, se alguém ingressou no PIBID em janeiro de 2020, por exemplo, essa pessoa só poderá receber a bolsa até dezembro de 2024, totalizando 60 meses. Mesmo que ela entre em um novo subprojeto em algum momento, o tempo total de bolsa não pode exceder esse período.
Resposta
Em resumo, um beneficiário da Iniciação à Docência no PIBID pode receber a bolsa por, no máximo, 60 meses (5 anos), independentemente de mudanças de subprojeto dentro do programa.