16-Calcule o número de elétrons que devemos retirar de um corpo para que ele fique eletrizado com carga de .

Passo 1

Então, o enunciado pede para calcular quantos elétrons precisamos retirar de um objeto para que ele tenha uma carga de . Vamos usar conceitos de eletricidade, especificamente sobre carga elétrica e a carga de um elétron.

Passo 2

Primeiro, precisamos lembrar que a carga de um elétron é aproximadamente . Esse valor é a quantidade de carga negativa que cada elétron possui.

Passo 3

Como queremos que o objeto fique positivamente carregado com , isso significa que precisamos remover elétrons (já que elétrons têm carga negativa). A quantidade de carga positiva será igual à quantidade de carga dos elétrons removidos.

Passo 4

Para encontrar o número de elétrons a serem retirados, usamos a fórmula:
úéé
Substituindo os valores:
úé

Passo 5

Fazendo a conta:
úé
Portanto, precisamos remover aproximadamente elétrons.

Resposta

Devemos retirar aproximadamente elétrons para que o corpo fique eletrizado com uma carga de .

Exercícios relacionados

15- O elemento químico urânio tem número atômico . Sabendo que a carga elétrica do próton é 1,6×10-19C, calcule a carga elétrica no núcleo e na eletrosfera de um átomo neutro de urânio.
Um bloco de escorrega abaixo sobre um plano inclinado sem atrito que forma um ângulo de a horizontal. a) Desenhe o diagrama de corpo livre para o bloco e encontre o trabalho realizado por cada força, enquanto o bloco escorrega (medidos ao longo do plano inclinado).
17- Um corpo possui elétrons e prótons.
A) Qual o sinal da carga;
B) e o valor da carga elétrica no corpo?
18- Considere na série triboelétrica aparecem, pela ordem e inicialmente neutros, corpo de vidro, lã,seda e plástico. Atrita-se vidro com lã e seda com plástico.?
A) Quais os sinais das cargas adquiridas pela lã e pela seda?
B) Se o vidro for colocado próximo do plástico, haverá atração ou repulsão?