(2,5p) Elementos resistivos lineares e não lineares. Temos, no laboratório, um amperímetro com resistência interna
, e um voltímetro com resistência interna
. (b 0,7p) No experimento realizado no laboratório, determinamos experimentalmente a resistência interna do amperímetro. Em qual montagem (montante ou jusante), esta resistência influencia mais na determinação da curva característica de um resistor? Comente.
Passo 1
Vamos lá! O exercício fala sobre a resistência interna de um amperímetro e quer saber em qual montagem – montante (em série) ou jusante (em paralelo) – essa resistência interfere mais na hora de determinar a curva característica de um resistor. Vamos usar conceitos de circuitos elétricos, especialmente sobre como os instrumentos de medição podem afetar as medições.
Passo 2
Primeiro, vamos entender as duas montagens. Na montagem montante, o amperímetro é conectado em série com o resistor que estamos analisando. Isso significa que a mesma corrente que passa pelo resistor também passa pelo amperímetro. Já na montagem jusante, o amperímetro é conectado em paralelo (ou shunt) com o resistor, permitindo que a corrente se divida entre eles.
Passo 3
Agora, vamos pensar na resistência interna do amperímetro, que é de
. Na montagem montante (em série), essa resistência se soma à resistência do resistor que estamos estudando. Ou seja, a resistência total no circuito aumenta, o que pode alterar a corrente que está passando pelo resistor e, consequentemente, a curva característica que estamos tentando determinar.
Passo 4
Por outro lado, na montagem jusante (em paralelo), a resistência interna do amperímetro forma um caminho paralelo para a corrente. Como a resistência do amperímetro é relativamente baixa (
) comparada à do voltímetro (
), a maioria da corrente continuará passando pelo amperímetro. Isso pode distorcer a leitura, mas a influência direta na resistência total do circuito é menor do que na montagem montante.
Resposta
Então, a resistência interna do amperímetro influencia mais na montagem montante (em série), pois ela se adiciona à resistência do resistor, afetando diretamente a curva característica que estamos determinando.
Exercícios relacionados
Um resistor absorve uma potência instantânea de
, quando conectado a uma fonte de tensão
V. Determine
e
. (R:
e
Desenhe o circuito equivalente do transformador, considerando que o lado de baixa tensão será o primário, que a resistência do enrolamento do lado de alta tensão é o dobro do de baixa e que os fluxos de dispersão são iguais, ou seja, as indutâncias de dispersão são iguais.
Calcule a carga final do capacitor de capacitância
.
(2,5p) Elementos resistivos lineares e não lineares. Temos, no laboratório, um amperímetro com resistência interna
, e um voltímetro com resistência interna
. (a 1,8p) Para um resistor de resistência nominal de
, explique qual a melhor montagem para medir esta resistência e como faríamos para traçar a curva característica deste resistor. Faça o diagrama do circuito usado.