O ácido fluorídrico é utilizado para a gravação em vidros, porque ele reage com o dióxido de silício, conforme a equação química não balanceada representada abaixo. HF + SiO2 → SiF4 + H2O No processo de gravação de vidros, a soma dos menores coeficientes estequiométricos inteiros que balanceiam a equação química é de:
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem uma reação química não balanceada entre o ácido fluorídrico (HF) e o dióxido de silício (SiO₂) que forma tetrafluoreto de silício (SiF₄) e água (H₂O). Nosso objetivo é balancear essa equação química e descobrir a soma dos menores coeficientes inteiros que deixam a equação equilibrada.
Passo 2
Primeiro, vamos balancear os elementos que aparecem apenas uma vez em cada lado da equação. Olhando para a equação:
HF + SiO₂ → SiF₄ + H₂O
Vamos começar pelo silício (Si). Temos 1 átomo de Si no lado dos reagentes e 1 no produto, então já está balanceado.
Passo 3
Agora, vamos para o flúor (F). Do lado dos reagentes, temos 1 átomo de F em HF, e no produto temos 4 átomos de F em SiF₄. Para igualar, precisamos de 4 moléculas de HF:
4HF + SiO₂ → SiF₄ + H₂O
Passo 4
Em seguida, vamos balancear o hidrogênio (H). No lado dos reagentes, temos 4 átomos de H (já que temos 4HF). No produto, temos H₂O, que possui 2 átomos de H. Para equilibrar, precisamos de 2 moléculas de H₂O:
4HF + SiO₂ → SiF₄ + 2H₂O
Passo 5
Por último, vamos verificar o oxigênio (O). No lado dos reagentes, temos 2 átomos de O em SiO₂, e no produto temos 2 átomos de O em 2H₂O. Está tudo equilibrado!
Resposta
A soma dos menores coeficientes estequiométricos inteiros que balanceiam a equação é 4 + 1 + 1 + 2 = 8.