Um aço apresentou dureza de 58 HRC. Calcular a profundidade da impressão e a espessura mínima que o corpo de prova deve ter.

Passo 1

Beleza, vamos lá! Você tem um exercício sobre dureza do aço, especificamente a escala Rockwell C (HRC). A gente vai precisar entender como a dureza Rockwell está relacionada com a profundidade da impressão que uma carga deixa no material e, a partir daí, calcular a espessura mínima que o corpo de prova precisa ter para não interferir na medição. Vamos resolver isso passo a passo!

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é a dureza Rockwell C (HRC). Essa escala mede a resistência de um material à indentação usando um indentador de diamante e uma carga específica. Quanto maior o valor de HRC, mais duro é o material, ou seja, menor será a profundidade da impressão que a carga deixa.

Passo 3

Agora, precisamos relacionar o valor de HRC com a profundidade da impressão. A fórmula que conecta a dureza Rockwell C com a profundidade da impressão ( HRC = 100 - h0.002 ) é dada por:
h = (100 - HRC) times 0.002
Nessa fórmula, é a profundidade da impressão em milímetros. Vamos reorganizar a equação para encontrar :

Passo 4

Vamos substituir o valor de HRC que você forneceu na fórmula. Você disse que a dureza é 58 HRC.
h = (100 - 58) times 0.002

Passo 5

Agora, vamos calcular o valor de h = 42 times 0.002 = 0.084 mm :
Então, a profundidade da impressão é de 0,084 milímetros.

Passo 6

Para determinar a espessura mínima que o corpo de prova deve ter, usamos uma regra prática: a espessura mínima deve ser pelo menos 10 vezes a profundidade da impressão. Isso evita que a impressão se interfira com a outra face do material.
Espessura mínima = 10 times h í

Passo 7

Vamos calcular a espessura mínima:
Espessura mínima = 10 times 0.084 mm = 0.84 mm í

Resposta

A profundidade da impressão é de 0,084 mm e a espessura mínima que o corpo de prova deve ter é de 0,84 mm.

Exercícios relacionados