Em algumas residências cercas eletrificadas são utilizadas com o objetivo de afastar possíveis invasores. Uma cerca eletrificada funciona com uma diferença de potencial elétrico de aproximadamente 10000 V. Para que não seja letal, a corrente que pode ser transmitida através de uma pessoa não deve ser maior do que 0,01 A. Já a resistência elétrica corporal entre as mãos e os pés de uma pessoa é da ordem de 1000 Ω. Para que a corrente não seja letal a uma pessoa que toca a cerca eletrificada, o gerador de tensão deve possuir uma resistência interna que, em relação ao corpo humano, é
A praticamente nula.
B aproximadamente igual.
C milhares de vezes maior.
D da ordem de 10 vezes maior.
E da ordem de 10 vezes menor.

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos uma cerca eletrificada que funciona com uma diferença de potencial de aproximadamente 10.000,V. Para que não seja perigoso, a corrente que passa pelo corpo de uma pessoa não deve exceder 0,01,A. Sabendo que a resistência elétrica do corpo humano entre as mãos e os pés é em torno de 1000,Omega, queremos descobrir qual deve ser a resistência interna do gerador de tensão para que a corrente não seja letal. Vamos precisar usar conceitos de resistência elétrica e a Lei de Ohm para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar a Lei de Ohm, que relaciona a tensão ( V), a corrente ( I) e a resistência ( R) em um circuito elétrico:
V = I times R
Queremos encontrar a resistência interna do gerador ( Rint) que, somada à resistência do corpo humano ( Rcorpo = 1000,Omega), limita a corrente a no máximo 0,01,A.

Passo 3

Vamos considerar o circuito como uma série, onde a resistência total ( Rtotal) é a soma da resistência interna do gerador e da resistência do corpo:
Rtotal = Rint + Rcorpo
Queremos que a corrente seja:
I = VRtotal <= 0,01,A

Passo 4

Isolando Rtotal na equação da corrente:
Rtotal >= VI = 10.000,V0,01,A = 1.000.000,Omega
Então, a resistência total precisa ser de pelo menos 1.000.000,Omega para que a corrente não seja perigosa.

Passo 5

Sabendo que Rcorpo = 1000,Omega, podemos encontrar a resistência interna do gerador:
Rint = Rtotal - Rcorpo = 1.000.000,Omega - 1000,Omega = 999.000,Omega
Isso significa que a resistência interna do gerador deve ser aproximadamente 999.000,Omega, o que é milhares de vezes maior que a resistência do corpo humano.

Resposta

A resistência interna do gerador deve ser milhares de vezes maior que a resistência do corpo humano. Portanto, a resposta correta é a alternativa C.

Exercícios relacionados