Alguns historiadores da Ciência atribuem ao filósofo pré-socrático Empédocles a Teoria dos Quatro Elementos. Segundo essa teoria, a constituição de tudo o que existe no mundo e sua transformação dariam-se a partir de quatro elementos básicos: fogo, ar, água e terra. Hoje, a Química tem outra definição para elemento: o conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico. Portanto, definir a água pura como elemento está quimicamente incorreto, porque se trata de (assinale a alternativa correta): *
Passo 1
Beleza, vamos resolver essa questão que compara a Teoria dos Quatro Elementos de Empédocles com a definição moderna de elemento na Química. A gente precisa entender como a água se encaixa nessas definições e por que chama-la de elemento está incorreto hoje em dia.
Passo 2
Primeiro, na Química atual, um elemento químico é definido como uma substância que é composta por átomos todos com o mesmo número atômico, ou seja, o mesmo número de prótons no núcleo. Cada elemento tem propriedades próprias e não pode ser decomposto em substâncias mais simples por meios químicos.
Passo 3
Agora, vamos pensar na água. A água é representada pela fórmula H₂O, o que significa que cada molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O). Como a água é feita de dois tipos diferentes de átomos, ela não é um elemento químico puro, mas sim um composto químico.
Resposta
Definir a água como elemento está incorreto porque a água é um composto químico formado por dois elementos distintos: hidrogênio e oxigênio.