A Amantadina é um agente anti-influenza que é utilizada na profilaxia da gripe e junto com outros agentes antivirais foi extensamente testados contra o vírus da COVID-19. Marque a alternativa que descreve o mecanismo de ação deste medicamento:
A. Impede a síntese de ácidos nucléicos
B. Impede a adsorção da partícula viral
C. Impede a liberação do vírion
D. Impede o desnudamento da partícula
A. Impede a síntese de ácidos nucléicos
B. Impede a adsorção da partícula viral
C. Impede a liberação do vírion
D. Impede o desnudamento da partícula
Passo 1
Beleza, vamos lá! A pergunta fala sobre a Amantadina, que é usada para prevenir a gripe e também foi testada contra a COVID-19. O conteúdo aqui é sobre os mecanismos de ação de medicamentos antivirais. Para resolver isso, vamos precisar entender como a Amantadina age contra os vírus.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é a Amantadina. Ela é um medicamento antiviral que foi originalmente utilizado contra o vírus da gripe (Influenza A). Mas o legal é que também foi testada contra outros vírus, como o da COVID-19.
Passo 3
Agora, vamos falar sobre mecanismo de ação. Basicamente, esse termo descreve como o medicamento atua no vírus para impedir sua multiplicação ou funcionamento. Cada antiviral tem uma maneira específica de agir.
Passo 4
No caso da Amantadina, ela interfere com uma parte específica do ciclo de vida do vírus. Ela inibe uma proteína que o vírus precisa para liberar seu material genético dentro da célula. Sem essa liberação, o vírus não consegue se replicar eficazmente.
Passo 5
Vamos relacionar isso com as opções dadas:
- A. Impede a síntese de ácidos nucléicos: Não, isso é mais como a ação de outros antivirais.
- B. Impede a adsorção da partícula viral: Isso seria impedir o vírus de se ligar à célula, mas não é o que a Amantadina faz.
- C. Impede a liberação do vírion: Sim! A Amantadina bloqueia a liberação do vírus dentro da célula hospedeira.
- D. Impede o desnudamento da partícula: Isso também está mais relacionado a outras ações antivirais.
Resposta
A alternativa correta é a C. Impede a liberação do vírion.