Amônia sofre combustão para formar ácido nítrico através da seguinte reação: . Calcule as seguintes quantidades: a) mol de NO produzido por mol de reagido; b) o fluxo molar de oxigênio correspondente a uma alimentação de de , se os reagentes são alimentados em proporções estequiométricas; c) a massa de NO produzida se 200 kg de amônia e 200 kg de oxigênio reagem e a reação é completa.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem um exercício de estequiometria envolvendo a combustão da amônia para formar ácido nítrico. A reação dada é:
Vamos precisar usar conceitos de relações molares e proporções estequiométricas para resolver as três partes do exercício.

Passo 2

Parte a) Queremos saber quantos mols de NO são produzidos por mol de reagido.
Olha só a reação balanceada:
A gente vê que 5 mols de produzem 4 mols de NO. Para descobrir quantos mols de NO são produzidos por 1 mol de , basta fazer uma regra de três simples.
Então,

Resposta

a) Cada mol de reagido produz 0,8 mol de NO.

Exercícios relacionados

Discuta sobre o tipo de seta utilizada na representação da movimentação de elétrons em reações radicalares.
Discuta sobre as três principais etapas envolvidas em reações radicalares.
A reação entre etileno e ácido brômico para formar etil-bromato acontece num reator contínuo. A corrente de produto é analisada e encontra-se que contém moles e moles HBr . A alimentação contém somente etileno e ácido brômico. Calcule a fração de conversão do reagente limite e a porcentagem em excesso do outro.