Antigamente, as fraldas eram reutilizáveis. Elas eram feitas de pano e precisavam ser lavadas e secas para a próxima utilização. A maioria das fraldas atuais é descartável. Elas são feitas de diversos materiais, entre eles, derivados de madeira e petróleo. Esses materiais podem demorar até 500 anos para serem decompostos no ambiente. Segundo alguns estudos, 230 fraldas descartáveis equivalem ao tempo de uso de uma fralda de pano.
a) Cite um benefício e um prejuízo associados à tecnologia nesse caso.
b) Classifique os recursos naturais citados como renováveis ou não renováveis. Justifique sua resposta.

Passo 1

Vamos dar uma olhada no enunciado: estamos falando sobre fraldas descartáveis versus fraldas de pano. A tecnologia envolvida aqui inclui os materiais utilizados para fabricar as fraldas descartáveis, como derivados de madeira e petróleo, que têm um impacto ambiental significativo. Para resolver as questões, vamos precisar entender conceitos de benefícios e prejuízos tecnológicos, além de classificar recursos naturais como renováveis ou não renováveis.

Passo 2

Vamos primeiro responder à parte a) do exercício. Um benefício associado às fraldas descartáveis é a praticidade. Elas são fáceis de usar, não requerem lavagem e são convenientes para os pais, especialmente quando estão fora de casa. Isso facilita o dia a dia, já que não há a necessidade de lavar as fraldas a cada uso.

Passo 3

Por outro lado, um prejuízo das fraldas descartáveis é o impacto ambiental. Como mencionado no enunciado, esses produtos levam até 500 anos para se decompor no ambiente, contribuindo significativamente para a poluição e o aumento de resíduos nos aterros sanitários.

Passo 4

Agora, passando para a parte b), precisamos classificar os recursos naturais citados: derivados de madeira e petróleo. Vamos entender o que são recursos renováveis e não renováveis. Recursos renováveis são aqueles que podem ser regenerados naturalmente em uma escala de tempo humana, como a madeira, desde que seja manejada de forma sustentável. Já os recursos não renováveis, como o petróleo, são limitados e levam milhões de anos para se formarem, não podendo ser reposicionados na escala de tempo humana após serem esgotados.

Passo 5

Com base nessa definição, a madeira é um recurso natural renovável porque pode ser replantada e regenerada. Já o petróleo é um recurso não renovável, pois sua formação leva milhões de anos e uma vez esgotado, não pode ser facilmente substituído.

Resposta

a) Um benefício das fraldas descartáveis é a praticidade no uso diário, facilitando a vida dos pais. Um prejuízo é o alto impacto ambiental devido ao longo tempo de decomposição no ambiente.
b) Os recursos naturais citados são: derivado de madeira, que é renovável, e petróleo, que é não renovável. A madeira pode ser regenerada naturalmente, enquanto o petróleo não pode ser reposicionado na escala de tempo humana após seu uso.

Exercícios relacionados