A aspirina é composta de de carbono, de hidrogênio e de oxigênio por massa, independentemente de sua origem. A aspirina é uma mistura ou um composto?

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão juntos! O enunciado fala sobre a composição da aspirina, que tem 60,0% de carbono, 4,5% de hidrogênio e 35,5% de oxigênio em massa, independente da sua origem. A pergunta é: a aspirina é uma mistura ou um composto? Vamos precisar entender as diferenças entre esses dois conceitos na química para chegar à resposta.

Passo 2

Primeiro, vamos definir o que é uma **mistura**. Uma mistura é uma combinação física de duas ou mais substâncias que mantêm suas propriedades individuais. Nas misturas, as proporções dos componentes podem variar, e não há uma fórmula química fixa.

Passo 3

Agora, vamos definir o que é um **composto**. Um composto é uma substância pura formada pela combinação química de dois ou mais elementos em proporções fixas e definidas. Os elementos em um composto estão ligados por ligações químicas, e a composição não varia independentemente da fonte.

Passo 4

Aplicando esses conceitos à aspirina: ela possui porcentagens fixas de carbono, hidrogênio e oxigênio, não importa de onde venha. Isso indica que os elementos estão combinados em proporções específicas e constantes, características típicas de um composto químico.

Resposta

A aspirina é um **composto**.

Exercícios relacionados

Construir a curva de titulação para 50 mL de com EDTA em uma solução tamponada em . Calcular os valores para pSr após a adição de 0,00; 10,00; 25,00 e de titulante. Dados: e