Asumindo que, para o sistema anterior, a tensão no nó N1 é , calcule a tensão secundária dos tranformadores, alocando as cargas de acordo com a potência nominal dos transformadores. Asuma que a demanda (kW) medida no nó N1 é .

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado nos diz que a tensão no nó N1 é de e a demanda medida nesse nó é de . Precisamos calcular a tensão secundária dos transformadores, alocando as cargas de acordo com a potência nominal deles. Para resolver isso, vamos usar conceitos de transformadores e distribuição de carga.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é tensão secundária. Em um transformador, há duas partes principais: o lado primário (alta tensão) e o lado secundário (baixa tensão). A razão entre essas tensões é dada pela relação de transformação do transformador.

Passo 3

Para alocar as cargas de acordo com a potência nominal dos transformadores, precisamos saber a capacidade de cada transformador em kVA ou kW. No entanto, como o enunciado não fornece as potências nominais individuais, vamos supor que temos transformadores iguais ou que a alocação seja proporcional à demanda total.

Passo 4

Vamos calcular a corrente total no nó N1 usando a fórmula da potência:
Assumindo que o fator de potência seja 1 (para simplificar), temos:
Substituindo os valores:

Passo 5

Agora, precisamos distribuir essa corrente entre os transformadores. Se tivermos, por exemplo, dois transformadores com potências nominais iguais, cada um suportaria metade da carga:

Passo 6

Com a corrente em cada transformador conhecida, podemos calcular a tensão secundária necessária. Usando novamente a fórmula da potência:
Onde e :

Resposta

A tensão secundária dos transformadores é aproximadamente .

Exercícios relacionados

(b) como utilizar o multímetro (analógico e digital) para medir as seguintes grandezas elétricas: corrente elétrica (Amperes), tensão elétrica (Volts), resistência elétrica (Ohms), potência elétrica?
Amperímetros e voltímetros são instrumentos utilizados para medir correntes e tensões elétricas. (a) Como um amperímetro é utilizado para medir a corrente elétrica em um dado ponto de um circuito? Exemplifique.
A impedância de uma linha de , que opera em , tem uma impedância de e tem uma queda de tensão total de . Determine o fator , de aumento de tensão, de uma carga capacitiva e a potência correspondente para ter, no máximo, uma queda de tensão de .
Existe uma proposta para atender uma região com área retangular de (comprimento) x (largura). A densidade de carga nesta área é de 2500 e ela tem um fator de potência de 0,9 atrasado. O alimentador tem uma impedância de . Defina qual seria a tensão nominal mínima que pode ser adotada para esta área para não exceder uma queda de tensão de até o final do alimentador. As opções de tensão nominal são 4,16 e 12,47 . Determine também as perdas do sistema trifásico.
Considere que a queda de tensão e as perdas no alimentador com a carga distribuída em uma área retangular podem ser estimadas pelas seguintes expressões: