c) defina afinidade eletrônica;
Passo 1
Vamos começar entendendo o que a questão está pedindo. Aqui, precisamos definir afinidade eletrônica. Isso faz parte da Química, especificamente relacionada à energia envolvida nas interações entre átomos e elétrons. Para resolver, vamos precisar compreender o que é afinidade eletrônica e como ela funciona nos átomos.
Passo 2
Então, afinidade eletrônica é basicamente uma medida de quanta energia um átomo libera quando ganha um elétron. Imagine que um átomo neutro está no estado gasoso e captura um elétron extra, formando um íon negativo. A energia liberada nesse processo é o que chamamos de afinidade eletrônica.
Passo 3
É importante entender que nem todos os átomos têm a mesma afinidade eletrônica. Alguns átomos liberam mais energia ao ganhar um elétron, indicando que eles têm uma forte tendência a aceitar elétrons. Outros podem liberar menos energia ou até mesmo requerer energia para ganhar um elétron, mostrando uma menor afinidade eletrônica.
Resposta
A afinidade eletrônica é a energia liberada quando um átomo no estado gasoso captura um elétron adicional, formando um íon negativo. Ela indica a capacidade de um átomo em aceitar um elétron.
Exercícios relacionados
b) qual o elemento mais eletronegativo da tabela periódica? Justifique;
A alternativa que apresenta somente moléculas polares é:
b) e
b)
Os químicos normalmente usam o termo massa atômica em vez de massa atômica média. Mencionamos em nossas aulas que o último termo é mais correto. Você poderia explicar por que esse termo é mais correto?
b) Calcule a energia de um fóton de frequência
1 .