Para cada uma das situaçöes a seguir, esboce um gráfico que represente a descrição da posição como uma função do tempo de uma partícula que se move ao longo do eixo x. (b) Em t=1 s, a partícula possui velocidade nula e aceleração negativa;

Passo 1

Então, o que a gente tem aqui é um movimento de uma partícula ao longo do eixo x. A situação descrita é que, no tempo t = 1 s, a partícula está sem velocidade (ou seja, está parada naquele instante) e tem uma aceleração negativa. Vamos precisar usar os conceitos de posição, velocidade e aceleração para desenhar o gráfico da posição em função do tempo.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa a velocidade ser zero em t = 1 s. A velocidade é a taxa de variação da posição em relação ao tempo. Se a velocidade é zero nesse instante, isso quer dizer que a partícula para de se mover naquele ponto específico. No gráfico de posição versus tempo, isso corresponde a um ponto onde a inclinação da curva é horizontal.

Passo 3

Agora, sobre a aceleração negativa. A aceleração é a taxa de variação da velocidade em relação ao tempo. Uma aceleração negativa indica que a velocidade está diminuindo. Como a velocidade é zero exatamente em t = 1 s, isso sugere que antes desse instante a velocidade era positiva (a partícula estava se movendo para a direita, por exemplo) e depois passa a ser negativa (a partícula começa a se mover para a esquerda).

Passo 4

Com essas informações, podemos visualizar o gráfico. Uma aceleração negativa e velocidade zero em t = 1 s indica que a posição atinge um ponto máximo nesse instante. Isso porque a partícula para de subir (posição aumenta) e começa a descer (posição diminui).

Passo 5

Para desenhar o gráfico, imaginamos uma curva que sobe até t = 1 s, atinge o ponto mais alto ali e depois começa a descer. Essa curva se assemelha a uma parábola voltada para baixo, onde o vértice está no ponto t = 1 s.

Resposta

O gráfico da posição em função do tempo é uma parábola voltada para baixo com o ponto máximo em t = 1 s. Isso reflete que a partícula para de se mover naquele instante (velocidade zero) e começa a desacelerar (aceleração negativa), mudando a direção do movimento.

Exercícios relacionados