Calcular o volume da solução de EDTA
necessário para titular 24,89 mL de
. (Resposta
) obs: deixar os cálculos
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado pede para calcular o volume da solução de EDTA necessária para titular uma certa quantidade de Mg(NO₃)₂. Estamos trabalhando com molaridade e volume, então vamos precisar usar conceitos de estequiometria e concentração. Basicamente, vamos descobrir quantos mols de EDTA são necessários e, a partir daí, qual volume dessa solução a gente precisa usar.
Passo 2
Primeiro, vamos calcular quantos mols de Mg(NO₃)₂ temos na solução que queremos titular. A fórmula para isso é:
Já que a concentração de Mg(NO₃)₂ é
e o volume é 24,89 mL, precisamos converter esse volume para litros:
Agora, multiplicamos:
Passo 3
Sabemos que a reação de titulação entre EDTA e Mg(NO₃)₂ é na proporção 1:1, ou seja, 1 mol de EDTA titula 1 mol de Mg(NO₃)₂. Portanto, a quantidade de mols de EDTA que precisamos é a mesma dos mols de Mg(NO₃)₂:
Passo 4
Agora, vamos descobrir qual volume de solução de EDTA precisamos para fornecer esses mols. Usamos a fórmula:
A concentração de EDTA é
. Então:
Passo 5
Finalmente, vamos converter o volume de litros para mililitros, já que a resposta deve estar em mL:
Arredondando para uma casa decimal, temos:
Resposta
O volume necessário da solução de EDTA é 41,1 mL.
Exercícios relacionados
Os ânions dos elementos do grupo 17 da tabela periódica (halogênios) são chamados coletivamente de haletos. Os metais dos grupos 1 e 2, são chamados de metais alcalinos e alcalinos-terrosos, respectivamente. Escreva a fórmula de todos os sais haletos de metais alcalinos e dos alcalinos-terrosos e dê seus respectivos nomes.
Os metais do quarto ao sexto período do grupo 13 podem formar cátions com diferentes estados de oxidação. Escreva as fórmulas dos respectivos carbonatos e bicarbonatos desses íons metálicos.
Quais são os métodos de titulação complexométrica? Explique.
Considere a titulação de
de
com EDTA
uma solução tamponada em pH 7,0. Calcular os valores de pFe após a adição de 0,00 ; 10,
; e
de titulante.
Valores de para o EDTA em diferentes pHs
Valores de
pH |
|
2,00 |
|
2,50 |
|
3,00 |
|
4,00 |
|
5,00 |
|
6,00 |
|
7,00 |
|
8,00 |
|
9,00 |
|
10,00 | 0,35 |
11,00 | 0,85 |
12,00 | 0,98 |