Calcule a concentração de e pOH de uma solução do ácido forte .

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado pede para calcular a concentração de íons , , além do e de uma solução de ácido forte com concentração de . Vamos precisar entender conceitos de química ácida, como dissociação de ácidos fortes e a relação entre e .

Passo 2

Primeiro, sabemos que o é um ácido forte, o que significa que ele se dissocia completamente na água. Ou seja, cada molécula de se separa em um íon e um íon . Portanto, a concentração de será igual à concentração inicial do .

Passo 3

Agora, para encontrar a concentração de , usamos a constante do produto iônico da água, , que a é . A relação entre e é dada por:
Podemos rearranjar para encontrar :

Passo 4

Para calcular o , usamos a fórmula:
Substituindo a concentração de :

Passo 5

Já para o , usamos a relação:
Então, podemos encontrar o subtraindo o de 14:

Resposta

A solução de tem:

Exercícios relacionados

Explicar o gráfico de fator de compressibilidade (Z) em função da pressão. Explique a correlação entre as forças intermoleculares e as forças de atração nas moléculas dos gases.
O ferro pode ser usado como alvo em um gerador comercial de raios X . Um feixe de elétrons de alta energia incide sobre alvo de ferro, podendo causar a ejeção de elétrons do nível . O decaimento de elétrons dos níveis e ao nível K causam a emissão de raios X característicos. O átomo de ferro, com número atômico 26 , possui dois elétrons 1 s com energia de ligação de , dois elétrons 2 s com energia de ligação de , seis elétrons 2 p com energias de ligação de e , dois elétrons 3 s com energia de ligação de , seis elétrons 3 p com energia de ligação de , seis elétrons 3 d com energia de ligação de e dois elétrons 4 s com energia de ligação de 3,6 eV. Determine as energias (em J) e os comprimentos de onda (em ) das radiações e emitidas pelo Fe .
Explicar a relação existente entre íons hidrogênio e o produto iônico da água .
Considere a adição de de NaOH à 500 mL do tampão descrito no exercício 13 e calcule o pH da solução resultante.