(*b) Calcule a deformação do cabo, supondo que o módulo de Young do cabo é de 190 GPa , que a seção transversal do cabo é de 1,0 cm^2 e que a tensão no cabo é de 65 N .

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem um exercício que pede para calcular a deformação de um cabo. Isso faz parte da matéria de Mecânica dos Materiais, onde a gente estuda como os materiais se comportam quando são sujeitos a forças. Para resolver isso, vamos precisar do módulo de Young, da área da seção transversal do cabo e da tensão aplicada no cabo.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar a fórmula que relaciona a deformação ( De) de um cabo com a força ( ), o comprimento original ( ), a área da seção transversal ( ) e o módulo de Young ( ). A fórmula é:
Aqui, é a deformação que queremos encontrar.

Passo 3

Vamos verificar as unidades que temos e garantir que estejam todas no Sistema Internacional (SI):
  • Módulo de Young ( ) = 190 GPa = Pa
  • Área da seção transversal ( ) = 1,0 cm² =
  • Tensão no cabo ( ) = 65 N

Passo 4

Agora, vamos substituir os valores na fórmula:
De²

Passo 5

Simplificando a expressão:
De
De
De
De

Resposta

A deformação do cabo é aproximadamente De vezes o comprimento original . Ou seja,

Exercícios relacionados

Um morcego está voando em uma caverna, orientan-do-se através de pulsos ultrassônicos. A frequência dos sons emitidos pelo morcego é 39.000 Hz . O morcego se aproxima de uma parede plana da caverna com uma velocidade igual a 0,025 vez a velocidade do som no ar. Qual é a frequência com que o morcego ouve os sons refletidos pela parede da caverna?
Um guarda rodoviário persegue um carro que excedeu o limite de velocidade em um trecho reto de uma rodovia; os dois carros estão a 160 km / h. A sirene do carro de polícia produz um som com uma frequência de 500 Hz . Qual é o deslocamento Doppler da frequência ouvida pelo motorista infrator?
Qual seria o momento de inércia com relação ao eixo que passa pelo centro geométrico (ponto preto) e é perpendicular ao plano que contém o objeto? A resposta deve depender apenas da massa total do objeto M e do raio R.
Calcule a mudança na entropia de 250 g de água aquecida lentamente de 20^circ C a 80^circ C.