Calcule o , para a reação abaixo. Ela será espontânea ou não?

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente precisa calcular a variação da energia livre padrão, que é o , para a reação:
Isso vai nos ajudar a saber se a reação é espontânea ou não. Para isso, vamos usar os valores padrão das energias livres de formação das substâncias envolvidas.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar da fórmula para calcular a da reação. Ela é dada pela soma das energias livres de formação dos produtos menos a soma das energias livres de formação dos reagentes, cada uma multiplicada pelo seu coeficiente estequiométrico. A fórmula fica assim:
çã

Passo 3

Agora, vamos listar as energias livres de formação padrão ( ) de cada substância envolvida na reação. Supondo que temos os seguintes valores (em kJ/mol):

Passo 4

Vamos calcular a soma das energias livres de formação dos produtos:

Passo 5

Agora, calculamos a soma das energias livres de formação dos reagentes:

Passo 6

Subtraímos a soma dos reagentes da soma dos produtos para encontrar da reação:
çã

Resposta

A variação da energia livre padrão para a reação é . Como o valor é negativo, a reação é espontânea.

Exercícios relacionados

Muitos metais formam carbonatos sólidos com formula genérica do tipo . Quando os carbonatos são aquecidos ocorre uma reação com liberação de e do seu respectivo óxido metálico na forma sólida. Equacione a reação mencionada, e indique o sinal da variação de entropia ( ). Justifique sua resposta.
Uma amostra de gás em um sistema com pistão se expande, realizando 515 kJ de trabalho sobre a vizinhança ao mesmo tempo que 325 kJ de calor são adicionados ao gás. (a) qual é a variação de energia interna do gás durante o processo? (b) a pressão do gás será maior ou menor no término do processo?
Explique por que alguns elementos liberam energia quando recebem um elétron enquanto outros há necessidade de doar energia para fornecer um elétron.
Baseados na equação de Schrödinger responda: (a) Quando , quais são os possíveis valores de ?