Calcule a variação da entropia do sistema envolvida no aquecimento de um mol de neônio de 298 K a 500 K sob volume constante.

Passo 1

Então, o que a gente precisa fazer aqui é calcular a variação da entropia quando a gente aquece um mol de neônio de 298 K até 500 K, mantendo o volume constante. Isso está relacionado com o estudo da termodinâmica, mais especificamente com a mudança de entropia em gases ideais.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar qual é a fórmula para a variação de entropia ( ) em um processo a volume constante. A fórmula é:
Aqui:
  • é a quantidade de mols,
  • é a capacidade calorífica molar a volume constante,
  • é a temperatura inicial,
  • é a temperatura final,
  • é o logaritmo natural.

Passo 3

Agora, vamos identificar o valor de para o neônio. O neônio é um gás monoatômico, e para esses gases a capacidade calorífica molar a volume constante é:
Onde é a constante dos gases, que vale aproximadamente 8,314 J/mol·K.

Passo 4

Vamos substituir os valores na fórmula da variação de entropia:
Primeiro, calculamos o logaritmo:

Passo 5

Agora, vamos fazer os cálculos finais:

Resposta

A variação da entropia do sistema é aproximadamente 6,45 J/K.

Exercícios relacionados

Compare os enunciados de Kelvin-Planck e de Clausius a respeito do segundo princípio.
Efeito Doppler. Considere uma fonte de luz em movimento ao longo do eixo com velocidade para a direita em um referencial (S). Neste referencial há dois detectores em repouso sobre o eixo , um deles à direita da fonte e outro à esquerda da fonte em um dado instante.
Considere o referencial que acompanha a fonte de luz. Vamos chamá-lo referencial (Sa) determine o instante e a posição, no referencial (Sb) considerando o máximo subsequente (que sai da fonte no instante , onde é o período da onda eletromagnética), determine o instante e a posição, no referencial ( S c) usando a transformação de Lorentz, determine os instantes em que o primeiro e o segundo máximos são detectados em cada um dos detectores, de acordo com o referencial (S). Em cada detector, a diferença entre estes instantes corresponde ao período da radiação no referencial do detector. Veja que este período não é o mesmo que o período no referencial da fonte. Expresse a frequência da radiação em cada detector como função da frequência no referencial da fonte. Veja que no detector
que observa a fonte se aproximando, a frequência é maior (desvio para o azul) e no detector que observa a fontes se afastando, a frequência é menor (desvio para o vermelho).
Calcule a variação de entropia associada à formação de 1 mol de ar, considerando a composição deste como nitrogênio e oxigênio.
O processo de mistura de 100 mL de benzeno e 100 mL de tolueno terá uma entropia positiva ou negativa? Porquê?