um carro pequeno colide com um grande caminhão carregado. A) Nessa interação a força que o carro exerce no caminhão é maior menor do que a força que o caminhão exerce no carro que igual a essa força? B) porque o carro normalmente sofre mais danos do que o caminhão ? Cálculos

Passo 1

Então, vamos lá! A gente tem um exercício onde um carro pequeno bate em um caminhão grande e carregado. A gente vai trabalhar com conceitos de Física, mais especificamente com as leis de Newton. Para resolver isso, vamos precisar entender a Terceira Lei de Newton, que fala sobre ação e reação, e também usar um pouco de matemática para os cálculos.

Passo 2

Parte A: Na colisão, a força que o carro exerce no caminhão é igual à força que o caminhão exerce no carro. Isso é porque, de acordo com a Terceira Lei de Newton, para toda ação há uma reação igual e oposta. Então, se o carro empurra o caminhão com uma certa força, o caminhão empurra o carro com a mesma força, mas na direção contrária.

Passo 3

Parte B: Mesmo que as forças sejam iguais, o carro sofre mais danos do que o caminhão. Por quê? Isso tem a ver com a massa de cada veículo. O caminhão tem uma massa muito maior, o que significa que, para a mesma força, a aceleração que ele sofre é menor. Já o carro, com massa menor, vai ter uma aceleração maior quando a força é aplicada. Resultado: o carro muda sua velocidade de forma mais abrupta, causando mais danos.

Passo 4

Parte C: Cálculos
Vamos considerar as seguintes informações hipotéticas:
  • Massa do carro: $ m_c = 1000 , kg $
  • Massa do caminhão: $ m_{cam} = 5000 , kg $
  • Força de colisão: $ F = 4000 , N $
Aplicando a Segunda Lei de Newton, que diz que $ F = m \cdot a $, podemos calcular a aceleração de cada veículo.
Para o carro:
mc = 1000 , kg
Para o caminhão:
mcam = 5000 , kg
Isso mostra que o carro tem uma aceleração maior ($ 4 , m/s^2 F = 4000 , N ã 0,8 , m/s^2 $), explicando por que o carro sofre mais danos.

Resposta

Então, resumindo:
A) A força que o carro exerce no caminhão é igual à força que o caminhão exerce no carro.
B) O carro sofre mais danos porque, por ter uma massa menor, ele sofre uma aceleração maior quando a força é aplicada.
C) Os cálculos mostram que, para a mesma força, o carro tem uma aceleração maior ($ 4 , m/s^2 4 , m/s^2 ã 0,8 , m/s^2 $), justificando os danos maiores no carro.

Exercícios relacionados