O choque elétrico é uma sensação provocada pela passagem de corrente elétrica pelo corpo. As consequências de um choque vão desde um simples susto até a morte. A circulação das cargas elétricas depende da resistência do material. Para o corpo humano, essa resistência varia de , quando a pele está molhada, até , quando a pele está seca. Uma pessoa descalça, lavando sua casa com água, molhou os pés e, acidentalmente, pisou em um fio desencapado, sofrendo uma descarga elétrica em uma tensão de 120 V .
Qual a intensidade máxima de corrente elétrica que passou pelo corpo da pessoa?
a)
b) 120 mA
c)
d) 833 A
e) 120 kA

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada nessa questão sobre choque elétrico! A gente vai trabalhar com conceitos de eletricidade, mais especificamente Lei de Ohm, que relaciona tensão, corrente e resistência. Para resolver isso, vamos precisar usar a fórmula da Lei de Ohm: , onde é a corrente, é a tensão e é a resistência.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar os valores que a gente tem na questão:
  • Tensão (V): 120 V
  • Resistência mínima do corpo humano: 1000 Ω (quando a pele está molhada)
Como a pergunta pede a intensidade máxima de corrente, a gente deve considerar a menor resistência possível, pois assim a corrente será maior. Isso porque, na fórmula , se diminui, aumenta.

Passo 3

Agora, vamos aplicar a Lei de Ohm para encontrar a corrente:

Passo 4

Fazendo a divisão:
Mas geralmente, a gente expressa correntes pequenas em miliamperes (mA), então:

Resposta

A intensidade máxima de corrente elétrica que passou pelo corpo da pessoa é 120 mA (opção b).

Exercícios relacionados

Uma pessoa quer instalar uma iluminação decorativa para as festas de final de ano. Para isso, ela adquire um conjunto de 44 lâmpadas ligadas em série. Na sua residência a tensão da rede elétrica e de 220 V e a tomada utilizada pode fornecer o máximo de 4 A de intensidade de corrente. Quais as especificações das lâmpadas que devem ser utilizadas para obter o máximo de potência na iluminação?
a) 5 Ve 4 W
b) 5 Ve 20 W
c) 55 Ve 4 W
d) 220 V e 20 W
e) 220 V e 880 W
A rede elétrica de uma residência tem tensão de 110 V e o morador compra, por engano, uma lâmpada incandescente com potência nominal de 100 W e tensão nominal de 220 V . Se essa lâmpada for ligada na rede de 110 V , o que acontecerá?
a) A lâmpada brilhará normalmente, mas como a tensão é a metade da prevista, a corrente elétrica será o dobro da normal, pois a potência elétrica é o produto de tensão pela corrente.
b) A lâmpada não acenderá, pois ela é feita para trabalhar apenas com tensão de 220 V , e não funciona com tensão abaixo desta.
c) A lâmpada irá acender dissipando uma potência de 50 W , pois como a tensão é metade da esperada, a potência também será reduzida à metade.
d) A lâmpada irá brilhar fracamente, pois com a metade da tensão nominal, a corrente elétrica também será menor e a potência dissipada será menos da metade da nominal.
e) A lâmpada queimará, pois como a tensão é menor do que a esperada, a corrente será maior, ultrapassando a corrente pela qual o filamento foi projetado.
Uma lâmpada LED (diodo emissor de luz), que funciona com 12 V e corrente contínua de , produz a mesma quantidade de luz que uma lâmpada incandescente de 60 W de potência. Qual é o valor da redução da potência consumida ao se substituir a lâmpada incandescente pela de LED?
a) .
b) .
c)
d) .
e) .
Os manuais dos fornos micro-ondas desaconselham, sob pena de perda da garantia, que eles sejam ligados em paralelo juntamente a outros aparelhos eletrodomésticos por meio de tomadas múltiplas, popularmente conhecidas como a) resistividade da conexão, que diminui devido à variação de temperatura do circuito.
b) corrente elétrica superior ao máximo que a tomada múltipla pode suportar.
c) resistência elétrica elevada na conexão simultânea de aparelhos eletrodomésticos.
d) tensão insuficiente para manter todos os aparelhos eletrodomésticos em funcionamento.
e) intensidade do campo elétrico elevada, que causa o rompimento da rigidez dielétrica da tomada múltipla.