A rede elétrica de uma residência tem tensão de 110 V e o morador compra, por engano, uma lâmpada incandescente com potência nominal de 100 W e tensão nominal de 220 V . Se essa lâmpada for ligada na rede de 110 V , o que acontecerá?
a) A lâmpada brilhará normalmente, mas como a tensão é a metade da prevista, a corrente elétrica será o dobro da normal, pois a potência elétrica é o produto de tensão pela corrente.
b) A lâmpada não acenderá, pois ela é feita para trabalhar apenas com tensão de 220 V , e não funciona com tensão abaixo desta.
c) A lâmpada irá acender dissipando uma potência de 50 W , pois como a tensão é metade da esperada, a potência também será reduzida à metade.
d) A lâmpada irá brilhar fracamente, pois com a metade da tensão nominal, a corrente elétrica também será menor e a potência dissipada será menos da metade da nominal.
e) A lâmpada queimará, pois como a tensão é menor do que a esperada, a corrente será maior, ultrapassando a corrente pela qual o filamento foi projetado.

Passo 1

Então, galera! O problema fala sobre uma casa que tem uma rede elétrica de 110 V e uma lâmpada que, por acidente, foi comprada para 220 V e 100 W. A gente vai precisar entender conceitos de tensão, resistência e potência elétrica para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, vamos descobrir a resistência da lâmpada usando a fórmula da potência:
Onde:
  • é a potência (100 W)
  • é a tensão (220 V)
  • é a resistência que queremos encontrar
Rearranjando a fórmula para encontrar :

Passo 3

Agora que sabemos a resistência da lâmpada ( ), vamos calcular a corrente que passa por ela quando ligada na rede de 110 V. Usamos a fórmula de Ohm:

Passo 4

Com a corrente encontrada, podemos calcular a nova potência dissipada pela lâmpada usando:
Ou, de forma alternativa:

Passo 5

Vemos que a potência agora é aproximadamente 25 W, que é menos da metade da potência nominal de 100 W. Isso significa que a lâmpada vai brilhar mais fraca do que o normal porque está dissípar a menos potência.

Resposta

d) A lâmpada irá brilhar fracamente, pois com a metade da tensão nominal, a corrente elétrica também será menor e a potência dissipada será menos da metade da nominal.

Exercícios relacionados

Qual é o impulso que o motor exerce sobre o foguete durante o intervalo de a partir de após a ignição do motor? Qual é a variação da velocidade do foguete durante esse intervalo?
Um bloco de 300 g está inicialmente em repouso em uma superficie sem atrito. No instante , uma força horizontal começa a agir sobre o bloco. A força é dada por , com a força em newtons e tempo em segundos, e age até que módulo se anule. Qual é o módulo do impulso da força sobre o bloco entre e ?
Uma pessoa quer instalar uma iluminação decorativa para as festas de final de ano. Para isso, ela adquire um conjunto de 44 lâmpadas ligadas em série. Na sua residência a tensão da rede elétrica e de 220 V e a tomada utilizada pode fornecer o máximo de 4 A de intensidade de corrente. Quais as especificações das lâmpadas que devem ser utilizadas para obter o máximo de potência na iluminação?
a) 5 Ve 4 W
b) 5 Ve 20 W
c) 55 Ve 4 W
d) 220 V e 20 W
e) 220 V e 880 W
O choque elétrico é uma sensação provocada pela passagem de corrente elétrica pelo corpo. As consequências de um choque vão desde um simples susto até a morte. A circulação das cargas elétricas depende da resistência do material. Para o corpo humano, essa resistência varia de , quando a pele está molhada, até , quando a pele está seca. Uma pessoa descalça, lavando sua casa com água, molhou os pés e, acidentalmente, pisou em um fio desencapado, sofrendo uma descarga elétrica em uma tensão de 120 V .
Qual a intensidade máxima de corrente elétrica que passou pelo corpo da pessoa?
a)
b) 120 mA
c)
d) 833 A
e) 120 kA