Classifique as substâncias abaixo como eletrólitos fortes, eletrólitos fracos e não eletrólitos:

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão juntos! O enunciado pede para classificar a substância como eletrólito forte, eletrólito fraco ou não eletrólito. Para isso, vamos precisar entender o que são eletrólitos e como eles se comportam em solução aquosa.

Passo 2

Primeiro, vamos esclarecer o que são eletrólitos. Eletrólitos são substâncias que, quando dissolvidas em água, se dissociam em íons, permitindo a condução de eletricidade. Eles são classificados em três tipos:
  1. Eletrólitos fortes: Dissociam-se completamente em íons na água.
  2. Eletrólitos fracos: Dissociam-se parcialmente em íons na água.
  3. Não eletrólitos: Não se dissociam em íons na água; permanecem como moléculas intactas.

Passo 3

Agora, vamos analisar a substância , que é o metanol. O metanol é um álcool, uma molécula covalente que possui ligações entre átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Quando o metanol é dissolvido em água, ele não se separa em íons porque suas ligações são bastante fortes e ele tende a permanecer como moléculas intactas.

Passo 4

Além disso, como o metanol não se dissocia em íons na água, ele não consegue conduzir eletricidade. Essa característica é típica dos não eletrólitos. Diferente dos eletrólitos fortes, que se separam completamente em íons como o sal de cozinha ( ), ou dos eletrólitos fracos, que apenas se dissociam parcialmente como o ácido acético ( ), o metanol não forma íons significativos na solução aquosa.

Resposta

é um não eletrólito.

Exercícios relacionados

Determine o de oxidação da espécie central em cada um dos seguintes complexos:
e)
Quais as classificações direcionais de um nanomaterial? E quais as classificações quanto ao confinamento dos portadores de carga?
Classifique as substâncias abaixo como eletrólitos fortes, eletrólitos fracos e não eletrólitos:
Classifique as substâncias abaixo como eletrólitos fortes, eletrólitos fracos e não eletrólitos: