Por que os compostos iônicos possuem pontos de fusão elevados quando comparados a outros compostos com ligação de outra natureza?

Passo 1

Então, a gente está perguntando por que os compostos iônicos têm pontos de fusão tão altos quando comparados a outros tipos de compostos que têm ligações diferentes. Isso está dentro da matéria de Química, especificamente tratando sobre tipos de ligações químicas. A gente vai precisar entender como funcionam as ligações iônicas e como elas se comparam a outras ligações para sacar por que esses compostos precisam de tanta energia para derreter.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o que são compostos iônicos. Eles são formados quando dois elementos trocam elétrons completamente, resultando na formação de íons positivos e negativos. Por exemplo, o sal de cozinha (cloreto de sódio) é composto de íons de sódio (Na⁺) e íons de cloreto (Cl⁻). Esses íons se atraem fortemente devido às cargas opostas, formando uma estrutura bem organizada chamada rede cristalina.

Passo 3

Agora, sobre as ligações iônicas: elas são basicamente forças eletrostáticas muito fortes que mantêm os íons juntos na rede cristalina. Essas forças são chamadas de “ligações iônicas” porque envolvem a transferência completa de elétrons de um átomo para outro, resultando em íons com cargas opostas. Quanto maior a carga dos íons e menor o tamanho deles, mais forte será a atração entre eles.

Passo 4

Essa força de atração intensa entre os íons significa que é preciso muita energia para quebrar essas ligações e, portanto, para derreter o composto iônico. A energia necessária para separar os íons na rede cristalina é chamada de energia de rede. Compostos com altas energias de rede, como os iônicos, têm pontos de fusão elevados porque requerem muito calor para superar essas fortes atrações.

Passo 5

Comparando com outros tipos de ligações, como as ligações covalentes, onde os átomos compartilham elétrons e as forças intermoleculares são mais fracas (como as ligações de hidrogênio ou as forças de Van der Waals), os compostos covalentes geralmente têm pontos de fusão mais baixos. Isso acontece porque as forças que mantêm as moléculas juntas nesses compostos são menos intensas do que as forças eletrostáticas entre íons em compostos iônicos.

Resposta

Os compostos iônicos têm pontos de fusão elevados porque as fortes forças eletrostáticas entre os íons na rede cristalina exigem muita energia para serem quebradas, tornando necessário um calor alto para derreter esses compostos.

Exercícios relacionados