Conceitos iniciais sobre ácidos e bases foram propostos pelo químico seco Svante Arrhenius, em 1887. Em seguida, e de forma independente, novos conceitos foram formulados pelo dinamarquês Johannes Brönsted e pelo inglês Thomas Lowry, coincidentemente no mesmo ano, em 1923. Diante disso, responda:
a) Qual a principal limitação do conceito de Arrhenius?
a) Qual a principal limitação do conceito de Arrhenius?
Passo 1
Primeiro, vamos entender o que a pergunta está pedindo. Estamos falando sobre os conceitos de ácidos e bases propostos por Svante Arrhenius em 1887. Nosso objetivo é identificar qual é a principal limitação desse conceito de Arrhenius. Para isso, precisamos conhecer bem a teoria de Arrhenius sobre ácidos e bases e entender onde ela não se aplica completamente.
Passo 2
Vamos relembrar o que Arrhenius definiu. Segundo ele, um ácido é uma substância que, dissolvida em água, libera íons de hidrogênio (
), e uma base é uma substância que, dissolvida em água, libera íons hidroxila (
). Essa definição funciona bem para reações em solução aquosa.
Passo 3
Agora, vamos pensar nas limitações. A principal limitação do conceito de Arrhenius está no fato de que ele só considera reações que ocorrem em água. Isso significa que sua definição não abrange ácidos e bases que atuam em solventes não aquosos ou em fases gasosas.
Passo 4
Além disso, há ácidos e bases que não liberam necessariamente
ou
quando dissolvidos. Por exemplo, o ácido clorídrico (
) em solução aquosa libera
, mas em outros solventes ou em fase gasosa, seu comportamento ácido-base pode ser diferente e não se enquadra perfeitamente na definição de Arrhenius.
Passo 5
Esses casos mostram que a definição de Arrhenius é limitada e não consegue explicar todas as reações ácido-base que existem, especialmente aquelas que não envolvem diretamente
ou
ou que ocorrem em ambientes diferentes da solução aquosa.
Resposta
A principal limitação do conceito de Arrhenius é que ele só se aplica a reações ácido-base em solução aquosa, não conseguindo explicar comportamentos ácido-base em outros solventes ou em fases não aquosas.