Conceitue: Deformação elástica e plástica;
Passo 1
Beleza, vamos lá! O que a questão está pedindo é para a gente definir dois tipos de deformação que materiais podem sofrer: a deformação elástica e a plástica. Isso está ligado ao estudo da Mecânica dos Materiais, que nos ajuda a entender como os materiais reagem quando são submetidos a forças. Para resolver isso, vamos precisar entender a diferença entre quando um material volta ao seu formato original após ser deformado (elástica) e quando ele não volta mais (plástica).
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre deformação elástica. Imagina que você tem um elástico: quando você puxa e solta, ele volta ao tamanho original, certo? Isso acontece porque a deformação que o elástico sofreu é elástica. A deformação elástica ocorre quando a força aplicada a um material é menor que o limite elástico desse material. Nesse estado, as moléculas do material apenas mudam de posição temporariamente e, ao remover a força, o material retorna à sua forma inicial.
Passo 3
Agora, vamos para a deformação plástica. Diferente do elástico, quando você força o elástico além de certo ponto e ele não volta mais ao tamanho original, isso é um tipo de deformação plástica. A deformação plástica acontece quando a força aplicada excede o limite elástico do material. Nesse caso, as moléculas do material se rearranjam de forma permanente, e o material não retorna à sua forma original mesmo após a remoção da força.
Resposta
Então, resumindo:
-
Deformação elástica é quando o material volta ao seu formato original após a remoção da força aplicada, ocorrendo quando a força não ultrapassa o limite elástico do material.
-
Deformação plástica é quando o material não retorna ao seu formato inicial depois que a força é retirada, ocorrendo quando a força aplicada excede o limite elástico, causando uma mudança permanente na estrutura do material.
Exercícios relacionados
Para cada grandeza física listada, indique as dimensões usando a massa como a dimensão primária, e dê as unidades SI.
(b) Velocidade
(b) Velocidade
Considere o escoamento de água em torno de uma esfera de raio
. O número de Reynolds para este escoamento é dado por:
, onde,
é a densidade do fluido,
é a velocidade do fluido,
é o diâmetro da esfera, e
é a viscosidade dinâmica do fluido. Com base nessas informações:
c) Para uma velocidade de sob uma esfera de 15 cm de diâmetro, o escoamento é laminar
ou turbulento (
? Considere
Pa.s.
c) Para uma velocidade de
Conceitue: Resiliência;
Conceitue: Ductilidade e Fragilidade;