Dê as configurações eletrônicas dos elementos neutros e íons abaixo :
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A pergunta pede para a gente escrever as configurações eletrônicas do íon
, sendo o número atômico (
) igual a 63. Isso envolve conhecimentos de química sobre como os elétrons estão distribuídos nos átomos e íons.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é a configuração eletrônica. Ela mostra como os elétrons estão organizados ao redor do núcleo do átomo em diferentes níveis de energia e subníveis (orbitais). Para isso, precisamos saber a ordem de preenchimento dos orbitais, seguindo a regra de Aufbau.
Passo 3
Vamos começar escrevendo a configuração eletrônica do átomo neutro de európio (
). Como o número atômico é 63, ele tem 63 elétrons. Usando a ordem de preenchimento, temos:
Passo 4
Agora, como queremos a configuração eletrônica do íon
, que tem uma carga positiva de +3, isso significa que ele perdeu 3 elétrons. Normalmente, os elétrons são removidos dos níveis de energia mais externos primeiro.
Passo 5
Observando a configuração do átomo neutro, os elétrons mais externos estão nos orbitais
e
. Vamos remover 2 elétrons do
e 1 elétron do
:
Resposta
A configuração eletrônica do íon
é:
Exercícios relacionados
Dê as configurações eletrônicas dos elementos neutros e íons abaixo :
Explique a diferença entre um semicondutor intrínseco e extrínseco. Desenhe representações esquemáticas para semicondutores do tipo p e do tipo n.
O que aconteceria à velocidade da reação se a concentração de NO fosse triplicada?
Forneça a lei da velocidade que corresponde a cada um dos mecanismos sugeridos a seguir:
Mecanismo 1 - Etapa 1:
Mecanismo 2 -Etapa 1 (lenta):
Etapa 2 (rápida):
Mecanismo 1 - Etapa 1:
Mecanismo 2 -Etapa 1 (lenta):
Etapa 2 (rápida):
Mecanismo 1:
Mecanismo 2: