Considerando a cinemática dos fluidos, Cite as condiçoes necessárias para que a declividade da linha de energia possa ser considerada próxima a declividade do leito fluvial

Passo 1

Vamos entender o que o exercício está pedindo. A questão fala sobre a cinemática dos fluidos e nos pede para identificar as condições necessárias para que a declividade da linha de energia seja aproximadamente igual à declividade do leito fluvial. Isso significa que queremos saber quando a inclinação que representa a energia do fluxo de água é quase a mesma que a inclinação do fundo do rio.

Passo 2

Primeiro, precisamos saber o que é a linha de energia. Em hidráulica, a linha de energia combina a energia potencial e a energia cinética do fluxo. A declividade dessa linha ( ) está relacionada à perda de carga ao longo do fluxo.

Passo 3

A declividade do leito fluvial ( ) é a inclinação real do fundo do rio. Em muitas situações práticas, podemos assumir que , mas isso só é válido sob certas condições.

Passo 4

Para que seja aproximadamente igual a , algumas condições devem ser atendidas:
  1. Fluxo uniforme: O fluxo deve ser constante no tempo e espaço, sem variações na velocidade ou na profundidade.
  2. Perfil gradual: O fluxo não deve ter mudanças bruscas na profundidade ou na velocidade.
  3. Rugosidade constante: A rugosidade do leito (representada pelo coeficiente de Manning, por exemplo) deve ser uniforme.
  4. Pequena inclinação: A inclinação do leito deve ser pequena o suficiente para que a energia distribuída seja quase paralela ao leito.

Passo 5

Vamos formalizar isso com a equação de Manning, que relaciona a velocidade do fluxo ( ) com a declividade do leito ( ):
Onde:
  • é o coeficiente de rugosidade,
  • é o raio hidráulico.
Quando o fluxo é uniforme e as condições acima são atendidas, a declividade da linha de energia ( ) acaba sendo aproximadamente igual a .

Resposta

As condições necessárias para que a declividade da linha de energia seja próxima à declividade do leito fluvial são:
  1. Fluxo uniforme: Constante no tempo e no espaço.
  2. Perfil gradual: Sem variações bruscas na profundidade ou na velocidade.
  3. Rugosidade constante: Coeficiente de rugosidade uniforme no leito.
  4. Pequena inclinação do leito: Para que a energia distribuída seja quase paralela ao fundo do rio.

Exercícios relacionados

Uma vazão de de água ( ) ocorre em um duto com de comprimento. Determine a diferença de pressão estimada para a condição se o duto for de ferro fundido ( ) com de diâmetro interno, .
Um reservatório de grandes dimensões é drenado por uma tubulação com 12 cm de diâmetro. Considerando o escoamento ideal, calcule a vazão aproximada no dreno quando .
Desenvolver o perfil de temperatura em uma placa plana de temperatura em e em . Admita que as propriedades termofísicas são constantes, e que não haja geração de energia interna e que o fluxo de calor ocorre na direção de x (regime permanente e fluxo unidimensional). Considere número de letras do seu nome completo número de letra do seu primeiro nome e a sua idade
Considerando a cinemática dos fluidos, Defina e explique o que e um regime de escoamento permanente e uniforme.