Um corpo de massa igual a 4 kg é submetido à ação simultânea e exclusiva de duas forças constantes, de mesmas direções e sentidos e de intensidades iguais a 4 N e 6 N, respectivamente. O valor da aceleração desse corpo é de?
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A questão fala sobre um corpo com massa de 4 kg que está sendo puxado por duas forças que têm a mesma direção e sentido, com intensidades de 4 N e 6 N. O que precisamos descobrir aqui é qual é a aceleração desse corpo. Para isso, vamos usar conceitos de Leis de Newton, especificamente a segunda lei, que relaciona força, massa e aceleração.
Passo 2
Primeiro, vamos entender que quando temos várias forças atuando na mesma direção e sentido, a força resultante é a soma dessas forças. No caso, temos duas forças: 4 N e 6 N.
Então, calculamos a força total:
Passo 3
Agora que temos a força total, precisamos relacionar essa força com a massa do corpo para encontrar a aceleração. Segundo a Segunda Lei de Newton, a força resultante que atua sobre um objeto é igual à massa desse objeto multiplicada pela sua aceleração:
Queremos encontrar $ a $, então vamos rearranjar a fórmula:
Passo 4
Substituindo os valores que temos na fórmula: