Um corpo tem elétrons e prótons. Como a carga elétrica de um elétron vale , podemos afirmar que o corpo está carregado com uma carga elétrica de:
a)
b)
c)
d)
e) o

(MOSTRE SEUS CÁLCULOS)

Resp. b

Passo 1

Então, a gente tem um corpo que possui elétrons e prótons. A carga elétrica de um elétron é . Vamos usar esses dados para descobrir qual é a carga elétrica total do corpo.

Passo 2

Primeiro, vamos entender que elétrons têm carga negativa e prótons têm carga positiva. Para encontrar a carga total, precisamos calcular a carga dos elétrons e dos prótons separadamente e depois somar essas cargas.

Passo 3

Calculando a carga total dos elétrons:
Cada elétron tem uma carga de . Então, para elétrons, a carga total dos elétrons é:
é

Passo 4

Agora, calculando a carga total dos prótons:
Cada próton tem uma carga de . Então, para prótons, a carga total dos prótons é:
ó

Passo 5

Para encontrar a carga elétrica total do corpo, somamos a carga dos elétrons com a carga dos prótons:
éó

Resposta

b)

Exercícios relacionados

Atrita-se uma placa de vidro com um pano de lã, inicialmente neutros, e faz-se a lã entrar em contato com uma bolinha de cortiça, também inicialmente neutra, suspensa por um fio isolante. Se aproximarmos a placa da bolinha, constatamos atração ou repulsão? Justifique.
Explique a diferença entre as colisões elástica, inelástica e perfeitamente inelástica. Justifique com grandezas físicas.
A Torre de Pisa tem uma altura aproximada de 56 metros e uma massa de 14.700 toneladas. Sua base é circular, com um raio de aproximadamente 8 metros.
Atualmente, a torre está inclinada em cerca de 4 graus em relação à vertical. (a) Calcule a posição do centro de massa da torre em relação à base (deslocamento horizontal do centro de massa devido à inclinação). (b) Determine se a torre está em risco de tombar considerando um modelo simplificado de equilíbrio.
Uma barra homogênea horizontal de comprimento e massa está presa em suas extremidades por dois cabos elásticos verticais de mesmo comprimento não deformado, , feitos de um material com módulo de elasticidade E. A barra está em equilíbrio e o ponto médio da barra está abaixo do nível dos pontos de fixação dos cabos (a barra cedeu devido à sua própria massa). (a) Determine a força que cada cabo exerce sobre a barra. (b) Calcule a constante elástica k de cada cabo (supondo que os cabos sigam a Lei de Hooke). © Verifique se a barra está em equilíbrio estático considerando as forças elásticas e o peso da barra.