Crie um programa que gere dois vetores de tamanho n com aleatórios, após isso crie um terceiro vetor contendo somente os elementos comuns aos dois primeiros.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício pede para criar um programa que gera dois vetores de tamanho n com números aleatórios. Depois, precisamos criar um terceiro vetor que contenha apenas os elementos que são comuns aos dois primeiros vetores. Para resolver isso, vamos usar conceitos de vetores (ou listas) e operações de comparação em programação. Vamos precisar de funções para gerar números aleatórios e para comparar os elementos dos vetores.

Passo 2

Primeiro, precisamos determinar o tamanho do vetor, ou seja, o valor de n. Isso pode ser feito pedindo para o usuário digitar o valor de n. Vamos armazenar esse valor em uma variável para usar nos próximos passos.

Passo 3

Agora, vamos gerar os dois vetores com números aleatórios. Para isso, vamos precisar importar uma biblioteca que nos permita gerar números aleatórios. Em Python, por exemplo, usamos o módulo random. Vamos criar duas listas, vetor1 e vetor2, preenchidas com números aleatórios dentro de um certo intervalo, digamos entre 1 e 100.

Passo 4

Depois de gerar os dois primeiros vetores, precisamos encontrar os elementos que são comuns a ambos. Para isso, vamos comparar cada elemento de vetor1 com cada elemento de vetor2. Se um elemento estiver presente nos dois vetores, adicionamos esse elemento a um terceiro vetor, que vamos chamar de vetor_comum.

Passo 5

Por fim, vamos exibir os três vetores: os dois primeiros com os números aleatórios e o terceiro com os elementos comuns. Isso vai mostrar o resultado final do nosso programa.

Passo 6

n = int(input("Digite o tamanho dos vetores: "))

Passo 7

vetor1 = [random.randint(1, 100) for _ in range(n)]
vetor2 = [random.randint(1, 100) for _ in range(n)]

Passo 8

vetor_comum = []
for elemento in vetor1:
if elemento in vetor2 and elemento not in vetor_comum:
vetor_comum.append(elemento)

Passo 9

print(“Vetor 1:”, vetor1)
print(“Vetor 2:”, vetor2)
print(“Elementos comuns:”, vetor_comum)

**Exemplo de saída:**
Digite o tamanho dos vetores: 5
Vetor 1: [23, 45, 67, 89, 12]
Vetor 2: [34, 67, 12, 90, 23]
Elementos comuns: [23, 67, 12]

Nesse exemplo, o programa pediu para o usuário digitar o tamanho dos vetores (`n = 5`). Em seguida, gerou dois vetores com números aleatórios entre 1 e 100. Depois, comparou os elementos dos dois vetores e criou um terceiro vetor com os números que aparecem em ambos. Por fim, exibiu os três vetores na tela.

Resposta

Aqui está um exemplo de como implementar isso em Python:
import random

Exercícios relacionados

Crie um vetor de números reais aleatórios de tamanho também aleatório entre 10 e 100, após isso apresente o maior e o menor número do vetor além da média de todos os números do vetor
Crie um programa que leia dois vetores de ( lido pelo usuário) elementos cada e gere um terceiro vetor contendo a soma dos elementos correspondentes dos dois primeiros.
Faça um programa que apresente o resultado do somatório para cálculo de cosseno de , após isso apresente o erro entre o calculado e o real dado por
Faça um programa que apresente o resultado do somatório para cálculo de seno de , após isso apresente o erro entre o calculado e o real dado por