Dada a série de moléculas
e HI , explique como a eletronegatividade do átomo ligado ao hidrogênio influencia a força da ligação, distância de ligação e polaridade. Use o conceito de eletronegatividade para justificar a resposta.
Passo 1
Beleza, vamos lá! O exercício está pedindo para a gente analisar como a eletronegatividade do átomo ligado ao hidrogênio afeta três coisas: a força da ligação, a distância da ligação e a polaridade das moléculas HF, HCl, HBr e HI. Para resolver isso, vamos precisar entender o que é eletronegatividade e como ela influencia essas propriedades das ligações químicas.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre eletronegatividade. É a capacidade de um átomo de atrair para si os elétrons compartilhados numa ligação química. Quanto maior a eletronegatividade, mais o átomo puxa esses elétrons.
Passo 3
Agora, vamos analisar a força da ligação. A força ou energia de ligação está relacionada à quantidade de energia necessária para quebrar a ligação. Quando a eletronegatividade do átomo ligado ao hidrogênio aumenta, a ligação tende a ser mais forte porque os elétrons são puxados mais fortemente para um dos átomos, mantendo-os mais unidos.
Passo 4
Sobre a distância da ligação, isso se refere ao comprimento entre os núcleos dos dois átomos na molécula. Geralmente, quanto maior for o átomo ligado ao hidrogênio (como no HBr e HI), maior será a distância da ligação porque os átomos maiores ocupam mais espaço.
Passo 5
Já a polaridade está relacionada à distribuição desigual de elétrons na ligação. Quando há uma grande diferença de eletronegatividade entre os átomos ligados, a molécula se torna mais polar, ou seja, tem uma carga parcial positiva em um átomo e uma carga parcial negativa no outro. No caso das moléculas que estamos analisando, quanto maior a eletronegatividade do átomo ligado ao hidrogênio, maior será a polaridade da molécula.
Passo 6
Vamos aplicar isso às moléculas HF, HCl, HBr e HI:
- HF: Flúor tem a maior eletronegatividade entre esses átomos, então a ligação é muito forte, a distância da ligação é curta e a polaridade é alta.
- HCl: Cloro tem eletronegatividade menor que o flúor, então a ligação é um pouco menos forte, a distância é maior que em HF e a polaridade também é menor.
- HBr: Bromo tem eletronegatividade menor que o cloro, resultando em uma ligação menos forte, distância maior e polaridade menor que em HCl.
- HI: Iodo tem a menor eletronegatividade entre eles, então a ligação é a menos forte, a distância é a maior e a polaridade é a mais baixa.
Resposta
Em resumo, conforme a eletronegatividade do átomo ligado ao hidrogênio diminui de HF para HI, a força da ligação também diminui, a distância da ligação aumenta e a polaridade da molécula diminui. Isso ocorre porque átomos menos eletronegativos atraem menos os elétrons compartilhados, resultando em ligações mais fracas, maiores e menos polares.
Exercícios relacionados
Sabendo-se que o íon, genericamente representado por
, tem 18 elétrons, classifique os itens como verdadeiros ou falsos e justifique
i) O último elétron na distribuição eletrônica do íon está no 3 nível energético.
ii) O raio atômico do íon é maior que o raio atômico do elemento X .
iii) Os subníveis p do íon estão totalmente preenchidos.
i) O último elétron na distribuição eletrônica do íon está no 3 nível energético.
ii) O raio atômico do íon
iii) Os subníveis p do íon
Explique por que o modelo atômico de Rutherford, que descreve os elétrons orbitando ao redor do núcleo, entra em conflito com a teoria da radiação eletromagnética clássica. Como o conceito de quantização de energia introduzido por Bohr resolveu essa inconsistência?
- Desenhe um diagrama de niveis de energia de orbitais mostrando a configuração dos elétrons d sobre o ion de metal nos seguintes complexos:
d)
Prediga o número de elétrons desemparelhados de cada complexo.