Dadas as espécies químicas a seguir, qual delas pode ser classificada como um ácido de Arrhenius? *
A) Na2CO3
B) KOH
C) Na2O
D) HCl
E) LiH

Passo 1

Vamos lá! Temos uma questão sobre química, mais especificamente sobre ácidos de Arrhenius. Precisamos identificar, entre as espécies químicas listadas, qual se classifica como um ácido de Arrhenius. Para isso, vamos lembrar o que é um ácido de Arrhenius e aplicar esse conceito às opções dadas.

Passo 2

Segundo Arrhenius, um ácido é uma substância que, quando dissolvida em água, libera íons de hidrogênio ( H^+). Então, vamos analisar cada uma das opções para ver qual delas libera H^+ na água.

Passo 3

Opção A: Na2CO3 (carbonato de sódio). Quando dissolvido em água, ele forma íons Na^+ e CO3^2-. O CO3^2- pode aceitar prótons, atuando como base, o que indica que Na2CO3 não é um ácido de Arrhenius.

Passo 4

Opção B: KOH (hidróxido de potássio). Quando dissolvido, forma K^+ e OH^-. O íon hidroxila ( OH^-) é uma base, portanto, KOH é uma base forte, não um ácido de Arrhenius.

Passo 5

Opção C: Na2O (óxido de sódio). Quando reage com água, forma NaOH, que libera OH^-. Novamente, isso indica que Na2O gera uma base quando dissolvido em água, não um ácido.

Passo 6

Opção D: HCl (ácido clorídrico). Quando dissolvido em água, ele se dissocia completamente em H^+ e Cl^-. Aqui, o H^+ produzido caracteriza o HCl como um ácido de Arrhenius.

Passo 7

Opção E: LiH (hidreto de lítio). Quando reage com água, forma Li^+ e H^-. O íon hidreto ( H^-) atua como base, aceitando prótons, portanto, LiH não é um ácido de Arrhenius.

Resposta

A opção correta é a D) HCl.

Exercícios relacionados