Definir, explicar ou identificar de outra maneira:
Interferência construtiva
Interferência construtiva
Passo 1
Beleza, vamos lá! O exercício pede para a gente definir, explicar ou identificar o que é interferência construtiva. Isso faz parte da física, mais especificamente da óptica e das ondas. Para resolver, a gente precisa entender como as ondas se comportam quando se encontram e como elas interagem umas com as outras.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar o que é uma onda. Ondas são perturbações que se propagam no espaço transportando energia. Elas podem ser sonoras, luminosas, entre outras. Quando duas ondas se encontram no mesmo lugar ao mesmo tempo, elas podem se superpor.
Passo 3
A interferência é o nome dado a essa superposição de ondas. Existem dois tipos principais: interferência construtiva e interferência destrutiva. Hoje vamos focar na interferência construtiva.
Passo 4
Na interferência construtiva, as cristas de uma onda coincidem com as cristas da outra, e os vales coincidem com os vales. Isso faz com que as amplitudes das ondas se somem, resultando em uma onda maior.
Passo 5
Para visualizar isso, imagine duas ondas com a mesma frequência e fase. Se a amplitude da primeira é
e da segunda é
, a amplitude resultante
na interferência construtiva é:
Então, a onda final é mais intensa que as ondas originais.
Passo 6
Um exemplo clássico de interferência construtiva é quando duas fontes de luz em fase produzem um padrão de brilho mais intenso onde as ondas se somam. Isso é usado em diversos fenômenos, como nas fendas de Young em experimentos de interferência.
Resposta
Interferência construtiva ocorre quando duas ou mais ondas se encontram em fase, fazendo com que suas amplitudes se somem e resultem em uma onda de amplitude maior, aumentando a intensidade geral onde ocorre essa superposição.
Exercícios relacionados
Definir, explicar ou identificar de outra maneira:
Onda harmônica
Onda harmônica
Uma corda de 4 m de comprimento está fixa numa extremidade e presa a uma outra corda leve, na outra extremidade, de modo que aí pode oscilar livremente. A velocidade das ondas na corda é
. Achar a frequiência (a) do modo fundamental, (b) do primeiro harmônico e © do segundo harmônico.
Definir, explicar ou identificar de outra maneira:
Primeiro harmônico
Primeiro harmônico
Num fio de 80 cm de comprimento, sob a tensão de 550 N , deslo-cam-se ondas tránsversais a
. Qual a massà do fio?