Descreva as Leis da Termodinâmica. Relacione-as com aplicações no cotidiano.
Passo 1
Ok, vamos lá! A questão pede para descrever as Leis da Termodinâmica e relacioná-las com aplicações do dia a dia. Então, vamos precisar entender o que são essas leis e pensar em exemplos que usamos ou vemos no cotidiano para ver como elas se aplicam.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre a Primeira Lei da Termodinâmica. Essa lei é basicamente sobre a conservação da energia. Ela diz que a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada de uma forma para outra. Em termos de fórmula, ela pode ser expressa como:
Aqui,
é a variação da energia interna do sistema,
é o calor fornecido ao sistema e
é o trabalho realizado pelo sistema.
Aplicação no cotidiano: Pense em uma panela no fogo. A energia do fogo (
) aquece a água, aumentando sua energia interna (
). Parte dessa energia pode ser usada para realizar trabalho, como fazer a água ferver e evaporar.
Passo 3
Agora, a Segunda Lei da Termodinâmica. Essa lei fala sobre a direção dos processos naturais e introduz o conceito de entropia, que é uma medida da desordem. A segunda lei afirma que a entropia total de um sistema isolado sempre aumenta com o tempo. Isso significa que os processos naturais são irreversíveis e tendem a aumentar a desordem.
Aplicação no cotidiano: Um exemplo clássico é o gelo derretendo em uma bebida quente. O sistema (a bebida com gelo) tende a atingir um estado de maior desordem (temperatura uniforme), e não o contrário, a menos que você invista energia para congelar novamente.
Passo 4
A Terceira Lei da Termodinâmica estabelece que, à medida que a temperatura de um sistema se aproxima do zero absoluto (
), a entropia do sistema tende a um valor mínimo constante. Em outras palavras, é impossível alcançar o zero absoluto através de um número finito de processos.
Aplicação no cotidiano: Embora não possamos atingir o zero absoluto, essa lei é importante na criogenia, que é usada para preservar tecidos biológicos ou para criar supercondutores que operam a temperaturas muito baixas.
Passo 5
Além dessas, muitas vezes falamos sobre a Zeroth Law (Lei de Nzeroth), que estabelece que se dois sistemas estão em equilíbrio térmico com um terceiro sistema, então eles estão em equilíbrio térmico entre si. Essa lei é a base para a definição de temperatura.
Aplicação no cotidiano: Um termômetro funciona com base nessa lei. Quando colocamos o termômetro em contato com um objeto, ele troca calor até que esteja em equilíbrio térmico, permitindo medir a temperatura do objeto.
Resposta
As Leis da Termodinâmica descrevem como a energia se comporta em diferentes processos. A Primeira Lei fala sobre a conservação da energia, a Segunda sobre a tendência natural de aumento da desordem (entropia), a Terceira sobre o comportamento próximo ao zero absoluto, e a Lei de Nzeroth estabelece a base para a medição de temperatura. Essas leis se aplicam em várias situações do cotidiano, como no funcionamento de eletrodomésticos, processos de aquecimento e resfriamento, preservação de alimentos, e até na tecnologia de supercondutores utilizados em trens de levitação magnética.
Exercícios relacionados
A bateria de um iphone é carregada pelo fornecimento de 330kJ de energia na forma de trabalho elétrico. Durante o processo verifica-se que a temperatura do equipamento aumenta e há uma perda de calor de 30kJ de energia na forma de calor para as vizinhanças. Qual é a variação de energia interna desse iphone?
Durante um treino de spinning na academia um atleta produz 930kJ de trabalho mas perde 137 kJ de energia na forma de calor. Qual é a variação de energia interna do atleta(em calorias)?
O que acontece com o potencial químico de um solvente puto quando um soluto é adicionado? Por que?
A acrilonitrila é utilizada como matéria-prima na obtenção de fibras têxteis e tem fórmula estrutural:
Sua cadeia carbônica pode ser classificada como:
a) aberta, saturada e ramificada.
b) alifática, heterogênea e aromática.
c) alifática, homogênea e insaturada.
d) acíclica, heterogênea e insaturada.
e) alifática, homogênea e aromática.
Sua cadeia carbônica pode ser classificada como:
a) aberta, saturada e ramificada.
b) alifática, heterogênea e aromática.
c) alifática, homogênea e insaturada.
d) acíclica, heterogênea e insaturada.
e) alifática, homogênea e aromática.