A bateria de um iphone é carregada pelo fornecimento de 330kJ de energia na forma de trabalho elétrico. Durante o processo verifica-se que a temperatura do equipamento aumenta e há uma perda de calor de 30kJ de energia na forma de calor para as vizinhanças. Qual é a variação de energia interna desse iphone?

Passo 1

Vamos resolver um exercício que envolve a variação da energia interna de um iPhone durante o carregamento. A matéria que vamos usar aqui é a Termodinâmica, especificamente a Primeira Lei da Termodinâmica. Para resolver, vamos precisar entender como a energia é transferida na forma de trabalho e calor.

Passo 2

Primeiro, identificamos as energias envolvidas no processo:
  • Trabalho elétrico fornecido ( ): 330 kJ
  • Calor perdido para as vizinhanças ( ): 30 kJ
Como o trabalho está sendo fornecido ao iPhone, consideramos positivo. Já o calor que o iPhone perde é negativo, pois está saindo do sistema.

Passo 3

A Primeira Lei da Termodinâmica nos diz que a variação da energia interna ( ) é dada por:
Aqui, é o calor trocado e é o trabalho realizado.

Passo 4

Substituindo os valores:

Resposta

A variação de energia interna do iPhone é de 300 kJ.

Exercícios relacionados

Durante um treino de spinning na academia um atleta produz 930kJ de trabalho mas perde 137 kJ de energia na forma de calor. Qual é a variação de energia interna do atleta(em calorias)?
A pressão parcial do no ar exerce um importante papel na aeração da água (permitindo o desenvolvimento da vida aquática) e na absorção do oxigênio pelo sangue nos pulmões. Calcule a pressão parcial de uma amostra de gás consistindo em 2.50 g de oxigênio e 6.43 g de dióxido de carbono, tendo uma pressão total de 88 kPa .
Descreva as Leis da Termodinâmica. Relacione-as com aplicações no cotidiano.
O que acontece com o potencial químico de um solvente puto quando um soluto é adicionado? Por que?