Determine a potência (taxa de variação da energia) necessária para que um patinador de gelo se mova sobre uma lâmina com uma velocidade de 30mph. 0 peso do patinador é de 100 lbf e está uniformemente distribuído sobre as áreas das lâminas, cujas dimensões são 5 por 0,118 in. Suponha que a película de água possua espessura de 0,02 in e viscosidade de . (resposta ).

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. Temos um patinador de gelo que pesa 100 lbf e quer se mover sobre as lâminas com uma velocidade de 30 mph. Precisamos determinar a potência necessária para isso. Para resolver, vamos usar conceitos de física relacionados à viscosidade e força de atrito em fluidos. Vamos precisar das dimensões das lâminas, da espessura da película de água e da viscosidade fornecida.

Passo 2

Primeiro, vamos converter todas as unidades para o sistema imperial consistente. A velocidade está em milhas por hora (mph), as dimensões das lâminas e a espessura da água estão em polegadas (in), e a viscosidade está em lbfs/ft².
  • Velocidade (V): 30 mph
  • Dimensões das lâminas: 5 in x 0,118 in
  • Espessura da água (h): 0,02 in
  • Viscosidade (η):
Vamos converter a velocidade de mph para ft/s, já que outras unidades estão em pés.
é

Passo 3

Agora, vamos calcular a área das lâminas em pés quadrados. As dimensões estão em polegadas, então precisamos converter para pés.
é
Á
é

Passo 4

Vamos calcular a força viscosa (F) que precisa ser superada para manter a velocidade constante. A fórmula para a força viscosa é:
Onde:
  • é a viscosidade
  • é a área
  • é a velocidade
  • é a espessura da película
Primeiro, convertemos a espessura da água para pés:
é
Agora, aplicamos os valores na fórmula:

Passo 5

Vamos calcular passo a passo:
Primeiro, calcule a razão :
Agora, multiplique todos os termos:

Resposta

A potência necessária para o patinador se mover sobre a lâmina a 30 mph é aproximadamente lbf.

Exercícios relacionados

A janela do exemplo anterior foi substituída por um modelo adequado a baixas temperaturas, composto de duas placas de vidro de 7 mm de espessura afastadas entre si por um espaço de 7 mm preenchido com ar (condutividade térmica: 0,025 W/m K). Qual é o percentual de redução na taxa de transferência de calor em relação à janela convencional? Considerar que o ar entre as placas permanece imóvel. Resposta: 70,8%.
O dióxido de carbono a difunde no ar a partir de uma superfície porosa com de área, com taxa de . A concentração de é de junto a superfície, e desprezível a uma distância de 5 cm desta. Determine a difusividade para estas condições, admitindo distribuição linear de concentração. (resposta ).
(LIENHARD 2.24) Heat flows steadily through a stainless steel wall of thickness , with a variable thermal conductivity of . It is partially insulated on the right side with glass wool of thickness , with a thermal conductivity of . The temperature on the left-hand side of the stainless stell is and on the right-hand side if the glass wool is . Evaluate and .
Considerando um dia sem vento, qual deveria ser a temperatura do exterior para que o rosto do morador estivesse na mesma temperatura indicada na condição anterior? Em função dos resultados obtidos, como você interpretaria o conceito de sensação térmica. Resposta: .